Saúde e Bem-Estar

Marina Mori, especial para a Gazeta do Povo

No lugar de remédios, dieta rica em fibra previne e melhora artrose no joelho

Marina Mori, especial para a Gazeta do Povo
22/06/2017 08:00
Thumbnail

Foto: Bigstock

Você sofre com dores nos joelhos? Em vez de ir à farmácia, vá à feira e compre alimentos ricos em fibras. A recomendação é dos especialistas da Tufts University, em Boston, nos EUA. Um estudo publicado recentemente relaciona os benefícios de uma dieta saudável à melhora dos sintomas da artrose nos joelhos em pessoas com mais de 50 anos.
Foram realizados dois grupos de estudo. O primeiro acompanhou, durante dois anos, 4.796 homens e mulheres diagnosticados com artrose (também conhecida como osteoartrite) ou com risco de desenvolver a doença.
Os indivíduos que consumiram uma dieta rica em fibras – 22,4 gramas diários para mulheres e 28 gramas para homens – apresentaram 30% menos chance de desenvolver dores nos joelhos ou sensação de rigidez, sintomas típicos da artrose. Depois de quatro anos, os especialistas afirmaram que aqueles mesmos pacientes não tiveram piora da doença.
O segundo grupo era formado por 1.268 adultos na faixa dos 50 anos e os resultados foram semelhantes: um quarto dos pacientes que capricharam na alimentação e incluíram frutas, legumes e vegetais na dieta tiveram 61% menos chance de apresentar os sintomas em comparação aos que ingeriam poucas fibras.
Peso equilibrado, joelhos sem dores
De acordo com Fernando Fabiano Castellano Júnior, reumatologista da Sociedade Paranaense de Reumatologia, o resultado do estudo está relacionado principalmente à alimentação saudável e ao peso adequado. Ao ingerir mais fibras, o indivíduo estaria mais predisposto à perda de peso, o que diminuiria a sobrecarga nos joelhos.
O especialista lembra, também, que apenas a ingestão de fibras não é suficiente para o alívio dos sintomas ou da prevenção da artrose. “A melhora das dores e limitação está associada, também, a uma atividade física regular e hábitos saudáveis”, explica.
E não é só isso. Quando alguém emagrece de modo saudável, o desgaste das articulações dos joelhos ocorre bem mais lentamente. “Se uma pessoa perde 10% do seu peso, ela reduz em 90% as chances de que a artrose piore nos próximos 10 anos”, de acordo com Sebastião Radominski, professor do departamento de reumatologia da UFPR.
Anti-inflamatório natural
Além de regular o colesterol e o açúcar no sangue, as fibras agem no intestino como um anti-inflamatório natural, diminuindo a absorção de substâncias tóxicas que causam inflamação e dor nas articulações, segundo Radominski.
O que é artrose?
Também chamada de osteoartrose ou osteoartrite, é uma doença comum e que afeta lenta e progressivamente a cartilagem das articulações. O desgaste ocorre ao longo da vida e também por conta de inflamações. Metade da população brasileira após os 50 anos tem artrose nos joelhos, mas nem todos sofrem com os sintomas. Estima-se que 100% das pessoas com mais de 85 anos apresentam a doença.
LEIA TAMBÉM