Saúde e Bem-Estar

Flávia Alves, especial para a Gazeta do Povo

Quando a motivação para emagrecer não é a saúde, mas “caber no vestido”

Flávia Alves, especial para a Gazeta do Povo
17/05/2018 10:10
Thumbnail

Emagrecer para casar é possível, desde que noivos se planejem com antecedência. Foto: Bigstock.

A procura por dietas é tanta que já existem empresas focadas exclusivamente em pacotes de emagrecimento exclusivamente para as noivas. Mas antes de começar a luta contra a balança, nutricionistas recomendam: é preciso traçar metas realistas e focar na mudança de hábitos, para que o sonho não se torne um pesadelo.
Foto: Pixabay.
Foto: Pixabay.
“O ideal seria que as noivas que desejam perder peso começassem a se planejar desde o noivado, para que fosse um processo lento, gradual e natural. Mas o que vemos, na maior parte das vezes, é que elas se preocupam com a festa, decoração e vestido e quando a data está chegando ficam desesperadas para emagrecer”, afirma a nutricionista Magda Rosa Ramos da Cruz, professora do curso de Nutrição da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).
Esta preocupação tardia, aliás, é uma consequência muito comum do próprio planejamento da festa de casamento. “Neste período as noivas têm que gerenciar muitas tarefas, além de manter as atividades comuns do seu dia a dia. Elas acabam usando quase todo seu tempo livre para resolver assuntos da celebração e sobra pouco tempo para dedicarem aos seus cuidados”, lembra a professora.
“Além disso, geralmente ficam ansiosas e descontam na comida, o que faz com que elas acabem engordando ao invés de emagrecer”, explica Natali Carol Fritzen, nutricionista da Noiva dos Sonhos, empresa de acompanhamento nutricional para noivas.

Dietas malucas

O resultado disso se reflete na busca por dietas malucas e altamente restritivas, que além de serem perigosas para a saúde podem ter efeitos indesejados para quem quer que tudo esteja impecável no grande dia. “Emagrecer de forma irresponsável pode inclusive ocasionar queda de cabelos, alterações de humor, problemas de pele e de unhas,” alerta Natali.
Mas isso não quer dizer que não seja possível afinar a silhueta mesmo a poucos meses da festa. “Com uma reeducação e exercícios físicos é possível perder de 4 a 6 quilos por mês sem comprometer a saúde”, afirma Magda. Para Natali, o sucesso depende da disciplina. “Ser constante é o mais importante. Se em 85% do tempo a noiva conseguir seguir o plano alimentar ela certamente vai atingir seu objetivo”, defende.

Um plano para o futuro

Outro erro comum entre as noivas é focar apenas na data do casamento. “Quando a pessoa estabelece como objetivo entrar no vestido, muitas vezes acaba engordando após a festa”, diz Magda.
Foi exatamente o que ocorreu com a analista de recursos humanos Renata Santos de Camargo, 32 anos. Ela e o marido Alex fizeram uma dieta super restritiva duas semanas antes das bodas, mas depois sentiram o efeito sanfona. “Eu perdi 4 quilos e ele 5 quilos em duas semanas. Na época fiz uma dieta por conta, com informações que encontrei na internet. Funcionou, casei mais magra, mas depois engordei o que tinha emagrecido e ele já engordou uns dez quilos”, conta ela, que está casada há seis anos.
Para evitar este efeito sanfona, Magda afirma que é preciso pensar na perda de peso como uma reprogramação, o que pode inclusive ser positivo para o começo da nova fase do casal. “É uma boa oportunidade para começar a vida a dois com hábitos saudáveis”, sugere.

De última hora

Se a preocupação com a balança veio em cima da hora, não espere um milagre. Mas é possível, com algumas medidas, pelo menos diminuir a sensação de inchaço na semana que antecede o casamento.
Tomar muito líquido, principalmente chás diuréticos, como o de hibisco, é importante, assim como evitar comidas muito salgadas, ultraprocessadas e industrializadas”, indica Natali. Cortar as frituras, doces e álcool também ajuda.
“O que as noivas nunca devem fazer é apelar para medicamentos diuréticos e laxantes, pois correm o risco de passar mal ou ter diarreia”, alerta Magda. E para o grande dia, a recomendação é não ousar. “É necessário comer com moderação, não ingerir nada do que não esteja habituada, e nunca ficar em jejum”, adverte Natali.
LEIA TAMBÉM: