Saúde e Bem-Estar

Isadora Rupp

Entenda por que preferir alimentos da época ajuda a melhorar sua saúde

Isadora Rupp
06/02/2018 07:00
Thumbnail

Verduras e frutas orgânicas são ainda mais benéficas ao organismo, por causa da ausência de agrotóxicos. Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo. | gazeta do povo

Já parou para pensar que talvez você não deva comer um determinado alimento durante todo o ano?
Lembre de uma fruta, verdura ou hortaliça que esteja em sua alimentação de forma frequente: tomate, por exemplo. Com exceção dos colhidos maduros e vendidos enlatados, ele é abundante e tem oferta acima do normal em alguns meses do ano (mais especificamente, agosto, outubro, novembro, dezembro).
Por isso que, considerando as safras, é inviável comer tomate o ano todo, e nada natural encontrar sempre todas as opções possíveis de frutas, verduras e hortaliças nas feiras e supermercados. O ideal, para a nossa saúde e corpo, é privilegiar, sempre, os alimentos com oferta acima do normal ou equilibrada.
Essa escolha impacta nos nutrientes que vamos ingerir, e que nosso corpo vai absorver: uma cenoura pode ter mais betacaroteno e vitamina A em setembro (mês com oferta alta do produto) do que em fevereiro (quando há pouca), porque precisou de menos agrotóxico para se desenvolver, explica a nutricionista do Instituto de Hematologia e Oncologia Curitiba, Camila Cava Miguel.

O que o corpo pede

Também pense na conexão entre o corpo e natureza: no inverno, quando precisamos mais de Vitamina C, encontramos facilmente frutas como laranja e tangerina, ricas na vitamina. Agora, estamos em época de ameixa, por exemplo. “Tanto a ameixa como outras frutas vermelhas como morango, amora e cereja têm bastante quantidade de antioxidantes, que ajudam a reverter o processo de envelhecimento das nossas células”, diz Camila.

Orgânicos x tradicionais

Segundo Camila,  o ideal é dar preferência aos orgânicos, “principalmente pacientes com câncer”, diz, por conta dos agroquímicos.
Mas, independente da presença do agrotóxico, a nutricionista frisa a importância de consumir, todos os dias, cerca de cinco porções de frutas, verduras e legumes por dia (recomendação da Organização Mundial da Saúde) para deixar nossa saúde e imunidade em dia. “É melhor consumir as vitaminas e minerais mesmo na presença de agrotóxico. Retirando as bactérias patogênicas, conseguimos consumir com segurança, o que ajuda nos processos metabólicos do corpo, previne doenças, inflamações e melhora a microbiota intestinal”, fala a nutricionista.

Como lavar

A higienização correta de frutas, verduras e legumes é feira com lavagem em água corrente e molho em uma solução de 1 litro de água com uma colher de sopa de água sanitária por aproximadamente 30 minutos, ensina a nutricionista Camila Cava Miguel. No caso de  frutas como melancia e mamão, que tem a casca mais grossa e são sempre fatiados, é possível limpar a superfície com papel toalha e álcool.

Fevereiro

Neste mês, estão com oferta acima do normal e tendência de preços baixos frutas como goiaba, limão, mamão formosa, maracujá, pêra e uvas. Entre as hortaliças, milho-verde, alface, couve-chinesa e rúcula.
LEIA TAMBÉM