Saúde e Bem-Estar

Amanda Milléo

Risco de infarto, diabetes e outras doenças podem ser diagnosticadas pelos olhos

Amanda Milléo
28/11/2018 07:00
Thumbnail

Nos exames de visão, as artérias são vistas com clareza, sendo possível assim pré-diagnosticar outras doenças. (Foto: Bigstock)

Enquanto aproxima o aparelho oftalmoscópio para o exame de fundo de olho do paciente, o médico oftalmologista sabe que pode encontrar muito mais que um problema de visão. Afinal, através dos olhos o especialista vê com clareza as artérias e veias daquela pessoa, além de como elas estão “se comportando”. A suspeita de doenças, como aterosclerose, hipertensão e diabetes, pode então ser levantada — e depois encaminhada ao especialista adequado — a partir de um exame de rotina.

“Através desse exame eu consigo observar diretamente a artéria, ver se ela tem depósito de colesterol, o que indicaria a aterosclerose, sem precisar de um exame de sangue. Eu vejo a circulação de uma pessoa através dos seus olhos”, explica Hamilton Moreira, médico oftalmologista, diretor do hospital de Olhos do Paraná e professor da FEPAR/Mackenzie. 

O especialista relata que a situação é mais comum com pacientes mais velhos, entre 45 e 50 anos, que chegam ao consultório por uma dificuldade de leitura. “Não é incomum encontrar pessoas com o fundo de olho alterado e eu pergunto: ‘você tem uma vida sedentária? Como é sua dieta?’ e então acabo encaminhando ao cardiologista, clínico geral ou nutrólogo. A doença não precisa estar avançada para conseguir identificá-la”, diz Moreira.

Hipertensão e diabetes

As condições encontradas com mais frequência são a aterosclerose, ou o acúmulo de gordura nas artérias, e a pressão arterial sistêmica, ou hipertensão. No entanto, o exame de fundo de olho também consegue identificar um diabetes descontrolado — que nem sempre o próprio paciente sabe que tem (inclusive, metade dos brasileiros não sabe que é diabético).
“Existem inúmeras outras doenças que, pelo exame oftalmológico, conseguimos ter uma suspeita diagnóstica. Por exemplo, a artrite reumatoide, que podemos identificar quando o olho está muito seco e quanto tem um tipo de inflamação sutil. Perguntamos ao paciente se ele sente dor nas articulações, e orientamos a ida ao reumatologista”, reforça o especialista.
Alterações hormonais entre mulheres depois da menopausa também conseguem ser identificadas pelo oftalmologista, que também interferem com olhos mais secos que o normal.
Riscos controlados
Uma vez identificada a aterosclerose, o paciente pode receber o tratamento adequado, diminuindo o risco de eventos cardíacos, como o infarto. Da mesma forma, o diabetes controlado mantém as sequelas contidas, como a retinopatia diabética — condição que pode levar o paciente diabético à cegueira.
LEIA TAMBÉM