Saúde e Bem-Estar

Amanda Milléo

Fáceis de fazer em casa, exercícios com faixas elásticas turbinam braços e pernas

Amanda Milléo
08/02/2019 09:54
Thumbnail

As faixas elásticas permitem dezenas de movimentos diferentes e trabalham áreas do corpo distintas. Foto: Bigstock

Dentre as tendências de saúde e bem-estar listadas para o ano de 2019 pela rede social inspiracional Pinterest, estão as faixas elásticas, ou as band workouts. Facilmente encontradas em lojas de artigos esportivos, as faixas são fabricadas com diferentes níveis de tensões — das mais leves às mais fortes, que exigirão praticantes mais acostumados aos exercícios com esse equipamento.
Apesar disso, qualquer pessoa pode se beneficiar com as faixas elásticas, que permitem dezenas de movimentos diferentes, trabalhando áreas do corpo distintas, como braços, pernas e tronco. A depender do nível de tensão escolhido, e dos movimentos, os idosos podem ser os principais beneficiados, visto que as faixas não demandam local específico, como uma academia, para serem manuseadas.
Pessoas que passam boa parte do dia sentadas, seja usando computadores ou smartphones, representam outro público-alvo desse equipamento. As faixas elásticas permitem movimentos que expandem a musculatura do peito, elevando a cabeça e posicionando o ombro para trás (e a tendência de quem passa muito tempo sentado, jogado para frente, é que o ombro acabe na mesma posição).

Exercícios que utilizem as band workouts tiveram um aumento de 1913% na busca do Pinterest, segundo dados divulgados pela rede social, e o Viver Bem ensina alguns deles:

Exercícios para fazer em casa

Confira abaixo as sugestões e o passo a passo ensinado pela Fernanda Rosa, instrutora de Pilates, sobre como usar as faixas elásticas em casa e fortalecer o corpo:

Movimento 1: Cuide dos braços

No primeiro movimento, braços são os principais beneficiados com a prática (Foto: reprodução vídeo do Viver Bem)
No primeiro movimento, braços são os principais beneficiados com a prática (Foto: reprodução vídeo do Viver Bem)
Passo 1: Segure a faixa com as duas mãos e eleve na altura do ombro. As mãos também devem estar na abertura da linha do ombro.

Lembre-se: quanto mais próximas estiverem as mãos, o espaço que a faixa terá para expandir será menor e, assim, o movimento fica mais pesado. Quanto mais afastadas, o movimento ficará mais leve. Você escolhe e controla a intensidade que quiser do exercício. 

Passo 2: Inspire e, ao expirar, afaste os braços para fora, puxando a faixa. Inspire e retorne à posição principal.
Faça 10 repetições e cada vez que o braço for para frente, contabilize como um movimento.

Movimento 2: Costas em ação

Neste segundo movimento, o praticante sentirá alongar ombro e região da escápula (Foto: reprodução vídeo do Viver Bem)
Neste segundo movimento, o praticante sentirá alongar ombro e região da escápula (Foto: reprodução vídeo do Viver Bem)
Passo 1: Segure a faixa como no exercício anterior, mas afaste os braços um pouco além da linha do ombro.
Passo 2: Levante os braços para cima da cabeça. Você vai sentir alongar os ombros para trás com esse movimento. Relaxe os braços por trás do corpo.
Passo 3: Inspire, relaxe, e na expiração, afaste a faixa de novo e volte para frente do corpo, na posição inicial.

Não se esqueça de inspirar antes e expirar durante o movimento. 

Faça 10 repetições desse movimento e, se sentir confortável, três séries de 10 movimentos. O exercício fará com que os ombros se alonguem e o praticante poderá sentir também a região das escápulas.

Movimento 3: Pernas para o ar

Neste terceiro movimento, a região da panturrilha e posterior da coxa serão alongadas (Foto: reprodução vídeo do Viver Bem)
Neste terceiro movimento, a região da panturrilha e posterior da coxa serão alongadas (Foto: reprodução vídeo do Viver Bem)
Passo 1: Deite em uma superfície lisa e firme.
Passo 2: Segure a faixa com as duas mãos e abra, de forma que ela fique com a área de toque maior.
Passo 3: Dobre um joelho para cima e posicione a ponta do pé (dedos e a sola) na faixa. Segure a faixa firmemente com as mãos.
Passo 4: Apoie os cotovelos no chão e inspire. Na expiração, estenda a perna na direção do teto.
Com esse movimento, o praticante sentirá alongar bastante os músculos posteriores da coxa e os da panturrilha. Faça 10 repetições com uma perna, depois 10 com a outra. Caso se sinta confortável, coloque as duas pernas juntas e faça mais 10 movimentos. Lembre-se de apoiar o quadril ao chão.

Confira o vídeo completo:

LEIA TAMBÉM