No brincar, o bebê transforma explorações simples em brincadeiras elaboradas. Para apoiar as crianças, a família deve dar objetos que as interessem, diz a pedagoga Rita de Cássia Martins, como essas:
Natureza
Brincar com água, areia, terra e plantas é bem válido. Assim que o bebê ficar sentado, deixe-o mexer na água, fazendo ondinhas, batendo as mãos e brincando com a espuma. Essas explorações evitam fobias por esses elementos.
Brincar com água, areia, terra e plantas é bem válido. Assim que o bebê ficar sentado, deixe-o mexer na água, fazendo ondinhas, batendo as mãos e brincando com a espuma. Essas explorações evitam fobias por esses elementos.
Materiais não estruturados
Blocos de madeira, fitas de cetim e cordas são opções divertidas e fáceis de encontrar em casa. Não se esqueça de higienizar e supervisionar.
Blocos de madeira, fitas de cetim e cordas são opções divertidas e fáceis de encontrar em casa. Não se esqueça de higienizar e supervisionar.
Cesto de tesouros
Selecione e organize em uma caixa de brinquedos alguns utensílios de cozinha, com diferentes temperaturas, cores e texturas. São materiais que interessam as crianças nos primeiros anos.
Selecione e organize em uma caixa de brinquedos alguns utensílios de cozinha, com diferentes temperaturas, cores e texturas. São materiais que interessam as crianças nos primeiros anos.
“Brinquedos convencionais têm seu valor, mas não devem ser os únicos, nem mais valorizados que os materiais não estruturados”. Rita de Cássia Martins, pedagoga, mestre em Educação pela UFPR.