Saúde e Bem-Estar

Amanda Milléo

Contra o câncer infantil, hospital de Curitiba investe em Espaço da Família

Amanda Milléo
18/03/2017 09:00
Thumbnail

(Foto: Divulgação/ Ana Elisa Marques / Hospital Erasto Gaertner)

Em boa parte dos hospitais oncológicos que atendem crianças em todo o Brasil, há uma cena bem comum. Enquanto os filhos estão dentro das salas fechadas do hospital recebendo as doses dos medicamentos contra o câncer, acompanhados normalmente de um dos pais, o restante da família perambula por fora, às vezes dentro do carro da família ou mesmo em pé, nos jardins e ambientes externos do local. No Hospital Erasto Gaertner, de Curitiba, esse cenário era frequente – até esta sexta-feira (10).
Com a parceria do Instituto Ronald McDonald, o hospital oncológico inaugurou nesta semana um Espaço da Família Ronald McDonald, uma área de convivência da ala de pediatria que atende crianças, adolescentes e as famílias enquanto aguardam tratamento ou mesmo esperam pelo transporte para suas cidades.
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)
Lá as crianças têm acesso a brinquedos e jogos, videogames e brinquedoteca, além de estarem em contato com a equipe médica durante todo o tempo. Há ainda uma sala de aula – para as crianças que precisam passar um tempo extenso em tratamento – fraldário, espaço para adolescentes, banheiros acessíveis e sala de estar. O espaço tem uma área total de 206 metros quadrados e consegue atender, por dia, 46 pessoas ou 11 famílias.
“A neoplasia é a maior causa de morte em crianças e o tratamento também é um dos motivos que levam a uma desestruturação familiar. O espaço procura dar suporte a essas famílias e talvez ajude a mudar esse cenário, permitindo que as famílias fiquem mais unidas e permaneçam juntas durante o tratamento da criança”, explica Adriano Lago, superintendente do hospital Erasto Gaertner, em entrevista ao Viver Bem.
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)
Embora faça parte do hospital, o Espaço da Família está localizado em um ambiente externo, ligado por uma passarela, e isso tem uma justificativa:
“O projeto desse espaço dá vista a uma área verde e quase toda a iluminação é natural. Isso ajuda na adesão da criança ao tratamento, porque não é o mesmo ‘clima’ de hospital, que ela está acostumada. Para tratar os filhos, muitas famílias precisam sair das suas cidades, de lugares que elas conhecem e o Espaço da Família tenta diminuir esse impacto. O astral da criança muda muito aqui, porque ela pode ficar perto do irmão, do primo e da família”, explica Francisco Neves, superintendente do Instituto Ronald McDonald.
Leia mais