Saúde e Bem-Estar

Carolina Kirchner Furquim, especial para a Gazeta do Povo

Iniciar rotina fitness em musculação exige antes alguns exames

Carolina Kirchner Furquim, especial para a Gazeta do Povo
10/02/2017 14:00
Thumbnail
Quem nunca prometeu ser “fitness” no novo ano, que atire a primeira pedra. A atividade física promove melhoras cardiovasculares, pulmonares, ortopédicas e também na condição mental. Diretamente, diversos estudos comprovam sua influência nas funções bioquímica, hormonal e metabólica no organismo, o que impacta na qualidade de vida, sono, humor e convívio social.
O mais difícil, porém, é manter uma rotina saudável no que diz respeito aos aspectos nutricionais/alimentares, esportivos (rotina de treino), ortopédicos (prevenção de lesões) e saúde em geral. Assim, a chave para se ter uma longevidade esportiva adequada, com objetivos e resultados que não se percam no caminho, reside em manter acompanhamento com um profissional capacitado.
O primeiro passo é realizar uma avaliação física completa, analisando-se aspectos ortopédicos (exame físico), cardiológicos (eletrocardiograma e teste ergométrico) e pulmonares. Exames que acusam a composição corporal e a relação de gordura e massa magra são interessantes para verificar a evolução.
É recomendada também uma triagem completa laboratorial, com exames para avaliar as funções renal, hepática, da tireoide e hormonal, que têm grande valia para a musculação. A nutrição e suplementação, em alta nas academias, também devem passar pelo médico.
Suplementos podem e realmente têm indicação em diversas situações (hipertrofia, emagrecimento ou definição muscular). Mas, se forem empregados, devem estar em equilíbrio com a condição orgânica interna e representam mais um motivo para se manter um acompanhamento laboratorial em dia.
Fonte: Luis Antonio Bauer, médico ortopedista e traumatologista do esporte do Hospital das Nações e do Hospital Vita Curitiba, especialista em cirurgia de quadril e joelho e triatleta Ironman.

LEIA TAMBÉM