Saúde e Bem-Estar

Flávia Alves, especial para a Gazeta do Povo

O que acontece quando não lavamos as mãos direito; veja o vídeo

Flávia Alves, especial para a Gazeta do Povo
30/05/2018 12:00
Thumbnail

Só a "passadinha" de água com sabão não é eficaz para matar bactérias. Foto: Bigstock.

Lavar as mãos é um hábito que se aprende na infância e é capaz de evitar a transmissão de doenças. Mas você está realmente colocando esta recomendação em prática e lavando da forma correta? Uma pesquisa feita pelo Ibope Inteligência, em 2015, revelou que um em cada quatro brasileiros não lavam as mãos após ir ao banheiro. E os que lavam nem sempre o fazem corretamente. “Aquela passadinha de água com sabão não é capaz de tirar os germes e bactérias”, afirma a médica Viviane Dias, Infectologista do Hospital Marcelino Champagnat.
Ela explica que este hábito deve ser reforçado desde cedo, entre as crianças. “Além de ensinar que se deve lavar as mãos nos momentos certos, devemos mostrar o jeito correto de fazer”, sinaliza. Para mostrar como uma lavagem mal feita pode ser perigosa para a saúde, o Viver Bem foi conversou com a equipe do Núcleo do Controle de Epidemiologia e Controle de infecção Hospitalar do Hospital Marcelino Champagnat, que mostrou, com o auxílio de um produto especial e uma caixa de luz negra, a diferença entre a “passadinha de sabão” e a lavagem considerada correta. Confira:

Quando e como

Segundo a médica, a lavagem deve ser feita sempre que possível, mas há momentos em que ela é imprescindível. “Antes de se alimentar ou preparar os alimentos, depois de usar o banheiro e sempre antes e depois de ter contato com mucosas, como boca, nariz e olhos”, explica.
E a higiene deve seguir um ritual, alerta. “É importante dar atenção não só à palma das mãos, que é o que a maioria das pessoas faz, mas também ao dorso, aos espaços entre os dedos, às unhas e pontas dos dedos e também ao punho”, conta.

Higienizar é importante

Quando não há acesso à agua e sabão, a médica explica que o álcool gel pode tranquilamente fazer o papel de higienizar as mãos. O importante é não deixá-las sujas, pois elas têm um grande papel na disseminação de doenças.
“As mãos, no ambiente hospitalar, podem ser responsabilizadas por 80% das infecções hospitalares. Elas são as principais responsáveis pela transmissão de doenças como conjuntivite, gripes e resfriados”, ressalta Viviane.
LEIA TAMBÉM: