Saúde e Bem-Estar

Flávia Alves, especial para a Gazeta do Povo

Como fazer o leite dourado que promete reduzir gordura e ansiedade

Flávia Alves, especial para a Gazeta do Povo
05/04/2019 09:00
Thumbnail

Fazer a bebida é fácil e os ingredientes são encontrados facilmente em supermercados. Foto: Bigstock

As promessas são muitas: combater o envelhecimento, aliviar o estresse e processos inflamatórios, melhorar a saúde da pele e ajudar na perda de gordura. Não é à toa que o leite dourado virou febre entre as celebridades norte-americanas e já conquistou musas fitness aqui no Brasil, como Bella Falconi e Gabriela Pugliesi.

O sucesso da bebida – que ganhou até uma versão na rede StarBucks, o Golden Latte – deve-se à combinação de ingredientes que há muito são os queridinhos de nutricionistas funcionais e adeptos da alimentação saudável: leite vegetal, óleo de coco, pimenta-do-reino e a cúrcuma, que é a grande estrela da preparação.

A raiz da família do gengibre – que também é conhecida como açafrão-da-terra e é muito usada na culinária asiática – é uma das joias da alimentação ayurvédica e está no pódio das comidas funcionais, segundo Flávia Sguario, nutricionista clínica funcional especialista em fitoterapia. “A forte ação anti-inflamatória e antibacteriana da curcumina , seu principal ativo, alivia processos inflamatórios e melhora significativamente a saúde da pele, prevenindo irritações, rugas e acne”, informa.

Antienvelhecimento

Para Magda Rosa Ramos da Cruz, professora do curso de Nutrição da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), o grande benefício da cúrcuma é seu poder antioxidante. “Ela combate os radicais livres, que são responsáveis pelo processo de envelhecimento. E é justamente este super poder antioxidante que está à prevenção do câncer”, justifica.
Segundo as nutricionistas, o pó, que tem uma coloração amarela intensa,  é capaz de reduzir as reservas de gordura, pois tem propriedades termogênicas que aceleram o metabolismo e ajudam na digestão de proteínas, principalmente quando combinado com a pimenta-do-reino e o óleo de coco, alimentos que além de seus nutrieintes também potencializam a absorção da curcumina. O leite vegetal completa a receita de sucesso, pois não contém lactose ou colesterol e ajuda no funcionamento do intestino.

Ouro em pó

(Foto: Bigstock)
(Foto: Bigstock)
Nem tudo o que reluz é ouro, já avisa o ditado popular. Neste caso, é a cúrcuma que anda brilhando em relação à demais especiarias. Além de turbinar o leite dourado é possível incorporá-la a receitas no dia a dia para que a recomendação ideal – cerca de uma colher de chá – seja atingida. “Ela pode ser usada como tempero no arroz ou acrescentada ao feijão ou lentilha, além de poder ser incorporada em sopas e caldos”, explica Flávia. Outra dica é colocar a cúrcuma nos sucos, já que seu sabor não é tão acentuado, sugere.
O ideal, porém, é que o pó seja adicionado apenas no fim das preparações, já que o calor e o cozimento podem comprometer as propriedades, segundo indica Magda. E não adianta consumir de vez em quando: para ter os efeitos desejados é importante ingerir regularmente, se possível todos os dias, recomenda.

Suplementação em cápsulas

Os efeitos positivos da cúrcuma – que pode ser facilmente encontrada em forma de pó nas casas de produtos naturais e supermercados – motivou grandes estudos nos últimos anos. Os mais importantes mostram que suas propriedades anti-inflamatórias são capazes de combater doenças crônicas, como artrite e artrose,  e podem contribuir para evitar doenças graves como Alzheimer,  Mal de Parkinson e câncer.
O resultado disso é que já está disponível no mercado cúrcuma em cápsulas para suplementação. “A prescrição, porém, deve sempre ser feita por um profissional devidamente habilitado, para ajustar a dose”, alerta Flávia, que diz que em excesso o açafrão-da-terra pode causar desconforto gástrico.

Como fazer o leite dourado

Preparar a receita de leite dourado é simples: basta misturar duas xícaras de leite vegetal (pode ser de castanhas ou amêndoas) com uma colher (chá) de óleo de coco e uma colher (chá) de pimenta-do-reino moída. Leve ao fogo e quando começar a ferver retire e acrescente uma colher (sopa) de cúrcuma. Para acrescentar mais sabor, use outras especiarias, como cardamomo, gengibre e canela, todos em pó e na quantidade de uma colher de chá. Se preferir, adoce com mel.
LEIA TAMBÉM: