Saúde e Bem-Estar

Amanda Milléo

Lesão que pode tirar o uruguaio Cavani de campo também acomete sedentários

Amanda Milléo
06/07/2018 07:00
Thumbnail

Edinson Cavani, jogador da seleção uruguaia, sofreu uma lesão muscular na panturrilha e ainda não está confirmada a sua participação na próxima partida pela Copa do Mundo da Rússia contra a França (Foto: Albari Rosa / Gazeta do Povo / Arquivo) | GAZETA

A lesão na panturrilha do jogador uruguaio Edinson Cavani na última partida da Copa do Mundo da Rússia contra Portugal é velha conhecida dos futebolistas de fim de semana. Isso porque, tanto o jogador celeste quanto os praticantes mais sedentários, acabam por sobrecarregar os músculos em um momento de descuido — por exemplo, ao tentar fazer um movimento que vá além da amplitude que o corpo permite.
O erro leva a lesões que vão desde uma dor muscular no dia seguinte a um rompimento, ou estiramento, dos músculos, que exige um tratamento mais demorado, de até três meses. Para piorar o quadro, segundo Lúcio Ernlund, médico ortopedista, muitos pacientes acreditam erroneamente que, uma vez lesionada a musculatura, o corpo exige apenas descanso completo.
“É comum o paciente achar que deve ficar em casa, não fazer nada e voltar a correr quando a dor passar, mas isso está errado. Quando a dor passa não significa que a lesão foi cicatrizada. Se fizer isso, corre o risco de o músculo rasgar novamente, ou ter uma nova distensão”, explica o especialista, também diretor do Instituto de Joelho e Ombro, em Curitiba, e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Artroscopia e Traumatologia do Esporte (SBRATE).
O melhor a fazer, seja para o sedentário ou o atleta profissional, é buscar  um médico para uma avaliação da lesão e receber o tratamento com um fisioterapeuta — segundo ele, é bastante comum que tanto atletas quanto sedentários que tenham uma lesão prévia também corram o risco de ter novas lesões. Medicamentos, seja qual forem, devem ser evitados a todo custo.

“Os anti-inflamatórios não atuam bem em lesões musculares, porque atrasam o processo de cicatrização. Portanto, devem ser evitados. A dor pode até melhorar, mas a lesão demora mais a cicatrizar”, reforça Ernlund. 

Como sei que tive uma lesão muscular?

Embora existam diferentes tipos de lesões musculares, alguns sintomas indicam a condição. A principal a ficar atenta é para a dor no local, o surgimento de hematomas e a demora na cicatrização.
“O tempo de cicatrização varia conforme a gravidade. Quanto mais grave, maior o tempo de cicatrização. Se for uma dor muscular tardia, varia de dois a três dias. No caso de uma lesão mais grave, pode levar de dois a três meses para a recuperação”, reforça o ortopedista Lúcio Ernlund.

Previna as lesões musculares

Embora praticar exercícios físicos seja essencial para a manutenção da saúde, é preciso ter em mente alguns cuidados para evitar lesões musculares. Confira abaixo o passo a passo:
Atividade física regular. Uma maneira de evitar lesões nos músculos é praticando as atividades físicas de maneira frequente. Mantenha o corpo sempre em movimento, sem longas paradas, como meses de ausência da prática.
Alongamento e fortalecimento. Depois da prática, não se esqueça de sempre fazer um alongamento em todas as musculaturas, dando especial atenção àquelas que foram mais usadas durante o exercício. No caso de uma corrida, por exemplo, as pernas.
Fuja do sedentarismo. Quanto mais sedentária a pessoa, maior é a exposição aos riscos de uma lesão muscular.
LEIA TAMBÉM