Saúde e Bem-Estar

10 filmes que todo idoso precisa ver

Amanda Milléo
26/12/2015 09:00
Thumbnail
Cocoon deixou marcas no imaginário de todo mundo quando se pensa em idosos. Passar dos 70 anos, porém, não precisa ser tão traumático e nos últimos anos os filmes de Hollywood começaram a retratar e discutir situações recorrentes na terceira idade, bem mais próximas das experiências de quem tem mais idade: nem tanto drama, nem tanta felicidade. Recém-lançado, O Exótico Hotel Marigold 2 trata com graça esta época em que há muita experiência acumulada, porém também muitas limitações.  Aprecie a seleção que o Viver Bem – Mais elencou.
1) O Exótico Hotel Marigold (2011). Os britânicos Muriel, Douglas, Evelyn e Graham resolvem se mudar para a Índia, aproveitar o recém-restaurado Hotel Marigold e curtir a aposentadoria. Ao chegar lá, o hotel não era tão luxuoso quanto eles imaginavam, mas o charme do local e as novas experiências mudarão para sempre a forma como eles viam o mundo. O filme fez tanto sucesso que a sequência foi lançada esse ano: O Exótico Hotel Marigold 2.
2) E se vivêssemos todos juntos? (2012). Quando a saúde começa a piorar e a única solução é buscar um asilo, os melhores amigos Annie, Jean, Claude, Albert e Jeanne decidem morar todos juntos. Mas, conviver todos os dias não é tão fácil e antigas histórias voltam à rotina dos amigos, trazendo mudanças na vida de cada um.
3) Amor (2012). O casal Anne e Georges é apaixonado por música clássica e passa os dias ouvindo os compositores favoritos. Quando Anne sofre um derrame, que a deixa com um lado do corpo paralisado, a rotina e os gostos do casal mudam drasticamente, e o amor do casal será posto em teste.
4) Elsa & Fred (2014). Um acidente de trânsito muda a vida de Elsa, uma mulher idosa que vive sozinha. Ao sair com o carro, quebra os faróis do carro da Lydia, filha do novo vizinho, Fred. Com o tempo, Elsa e Fred se aproximam, compartilham histórias, apesar dos temperamentos completamente diferentes. Ela é cheia de vida, enquanto ele é rabugento e não gosta de sair de casa.
5) O Amor é Estranho (2015). Quando Ben e George finalmente decidem se casar, depois de 40 anos juntos, família e amigos aprovam, mas George acaba perdendo o emprego. A crise financeira acaba impactando a situação econômica do casal e os dois precisam morar separadamente na casa de amigos, até que a vida volte ao normal.
6) Uma lição de vida (2014). Kimani Maruge, de 84 anos, tem o sonho de aprender a ler e escrever. Durante a juventude, o queniano lutou pela independência do Quênia e nunca pode estudar. Para conseguir uma vaga na escola primária, tem que se juntar às crianças de seis anos de idade. A história de Kimani é baseada em fatos reais.
7) Antes de Partir (2007). Edward e Carter são dois desconhecidos que dividem o mesmo quarto de hospital, quando descobrem que são também doentes terminais, com poucos meses de vida. Diante da notícia, os novos amigos decidem viver a vida plenamente, formando uma lista de coisas que cada um gostaria de riscar, antes de morrer.
8) Philomena (2013). Na Irlanda de 1952, a jovem Philomena dá a luz ao primeiro filho, Anthony. As freiras no convento onde ela morava dão a criança a um casal norte-americano, e ela passa os 50 anos seguintes procurando o menino. Quando viaja para os Estados Unidos, ela e o jornalista Martin Sixsmith descobrem a vida incrível do filho de Philomena, e se tornam bons amigos.
9) O Quarteto (2012). Os amigos Cissy, Reggie e Wilfred são músicos que moram em um lar para aposentados da área artística. Juntos, eles treinam os dotes musicais e relembram tempos de sucessos. A harmonia do local se quebra quando a ex-mulher da Reggie, Jean, integra a casa de repouso.
10) Alguém tem que ceder (2003). Harry Sanborn é um garanhão, que sempre está rodeado de namoradas mais novas. Quando ele começa a namorar Marin e conhece a mãe dela, Erica, a história muda. Harry sofre uma parada cardíaca, e Erica se dispõe a cuidar dele, o que gera um interesse entre os dois.