Saúde e Bem-Estar

10 passos para se recolocar no mercado após os 60 anos

Adriano Justino
15/06/2016 15:06
Thumbnail
Quem tem mais de 60 anos e deseja voltar ao mercado de trabalho seja por demissão em fase de pré-aposentadoria, seja para adequar o trabalho ao estilo de vida ou por buscar fazer o que gosta, e mesmo para ter remuneração maior pode preparar seu currículo ao longo de um ano para voltar bem à ativa.
Como o mercado de trabalho é bastante seletivo e dinâmico, é bom se organizar para estar apto para essa recolocação, diz Dâmaris Cristo, coordenadora da Opet Placement. Veja dez dicas dela para ser mais assertivo nessa hora:
  1. Atualize e divulgue seu currículo
Busque um formato atual, com tópicos que contenham todas informações relevantes para que suas qualificações sejam destacadas. Após atualizado, cadastre seu CV (curriculum vitae) em todos os sites de R&S (Recrutamento e Seleção) da sua região, incluindo Linkedin, onde a maior parte das vagas interessantes estão postadas.
  1. Analise o que você pode oferecer
Qual tipo de trabalhos pode realizar em consequência dos cargos ocupados nas suas experiências anteriores? Venda suas competências e os resultados que você é capaz de construir por meio delas. O objetivo descrito no seu currículo deve estar alinhado às competências apresentadas. Isso transmite mais segurança e credibilidade.
  1. Estude o mercado atual
Procure informações sobre a dinâmica do mercado na área em que pretende atuar. É possível que tenha mudado muito nos últimos anos e você vai precisar responder de forma diferente daquela que estava acostumado. Você poderá concluir que precisa voltar a estudar, ora para aprender algum tema específico para atender as demandas da área, ora para atualizar um conhecimento antigo que mudou nesse tempo. Atualize-se e encontre oportunidades.
  1. Crie uma rede de relacionamentos (on e off line)
Esta é a hora de acionar as pessoas que você conhece. Elas, principalmente as que estão em plena atuação, podem ajudar neste momento. Ser indicado ainda é a melhor estratégia de empregabilidade. Se você conhece pessoas em posições de liderança na área desejada, melhor ainda. Consiga uma entrevista com essa pessoa, entenda mais sobre o negócio onde ela está atuando e perceba se é possível oferecer seu trabalho para atingir as metas definidas. Às vezes é possível criar a posição desejada despertando no outro a necessidade de ter você no time. Use as Redes Sociais como recurso de relacionamento. O Facebook poderá te conectar com pessoas que há tempos não encontra. Aproveite para ampliar sua rede, com relevância e sinergia. No Linkedin, além do contato com pessoas que você conhece, e que poderão recomendar você profissionalmente, poderá seguir empresas e grupos do seu interesse, além de consultar e receber as vagas publicadas para o seu perfil. Participe de eventos promovidos por instituições de ensino, empresas e organizações onde possa absorver novas informações e conhecer pessoas.
LEIA TAMBÉM
  1. Disciplina é fundamental
Enquanto estiver desempregado, dedique o mesmo tempo de horas comumente trabalhadas para buscar um novo emprego.
  1. Cuide da sua aparência e da sua postura
Sua imagem conta muito! O problema aqui não é a idade que você tem e sim a forma como você se posiciona em relação a ela. Parecer velho é um problema, entende-se velho aquilo que não serve mais, que se tornou obsoleto. Portanto, um profissional velho é aquele que não está atualizado, ou seja, não está preparado para atender as demandas do mercado. O interlocutor verá sua atitude e não as linhas do seu rosto!
  1. Empreender pode ser uma boa estratégia
Mesmo que temporário, ter um “Plano B” já salvou muita gente em tempos difíceis e atualmente muitas pessoas têm descoberto talentos ocultos em função da necessidade de um trabalho remunerado, o que depois vira profissão. Os segmentos de gastronomia, saúde e bem-estar se destacam como escolhas de profissionais nesta fase.
  1. Preconceito ou discriminação por idade
Idade é um número, use-o ao seu favor! Desvie a atenção do quesito idade e foque na sua capacidade de contribuir para o sucesso da empresa. Trabalho temporário é uma fonte de aprendizado para este momento, uma vez que o foco do processo seletivo nesta área é na capacidade de performance do candidato para a atuação específica, não na idade. Ainda no trabalho temporário você poderá conhecer pessoas e estas podem te indicar para outras oportunidades. Informe-se e entenda a legislação vigente que trate do tema no Brasil, desta forma transitará com mais confiança nos processos seletivos onde seus concorrentes sejam mais jovens, conhecendo bem os paradigmas que envolvem esta questão.
  1. Seja persistente
Mantenha-se firme ao seu objetivo, você terá que ser capaz de provar sua capacidade continuamente e isso pode se tornar um processo cansativo e desafiador, mas não desista, afinal você investiu em um bom planejamento para isso!
  1. Contrate um profissional
Se mesmo com as dicas você tiver dificuldade em fazer tudo o que foi sugerido, contrate um consultor/coach de carreira. Ele vai ajudar você a fazer esse planejamento detalhado para que sua carreira continue, de forma plena e bem-sucedida!

Enquete

Qual a melhor definição para o tempo de Curitiba?

Newsletter

Receba um resumo dos nossos conteúdos no seu e-mail!