Saúde e Bem-Estar

Reduza o incômodo da incontinência urinária

Bel Victorio
30/07/2015 00:01
Thumbnail

(Foto: Bigstock)

Desenvolver incontinência urinária ao envelhecer é normal? Apesar de comum nessa faixa etária, ela não deve ser considerada parte natural do envelhecimento, pois há medidas preventivas que devem ser tomadas ao longo da vida, como o controle de peso, a prática de exercícios e a regulação do intestino (ao fazer força, o assoalho pélvico é enfraquecido).
As mulheres são o grupo de maior prevalência, principalmente em casos de partos difíceis ou com crianças pesadas, exigindo maior atenção do ginecologista. Também são fatores causadores AVC, Alzheimer, o uso de alguns remédios e a cirurgia da próstata.
Medidas práticas
Se for tarde demais para prevenir, outras medidas podem ser tomadas para a fralda se tornar apenas o último recurso.
A família deve facilitar o trajeto para se chegar ao banheiro e o vestuário do idoso deve passar a incluir calças de elástico. No banheiro, são medidas práticas deixar as portas abertas, aumentar a altura do vaso e colocar barras de apoio.
Quem cuida do idoso deve perceber sinais de agitação e levá-lo ao banheiro. Em alguns casos, pode ser indicada cirurgia, tratamentos de eletroestimulação ou mesmo o uso de medicamentos.
Fontes: Andrea Prates, gerontóloga e fundadora e sócia-diretora da Comtemporânea, consultoria para a longevidade, e José Mário Tupiná, geriatra do Hospital Marcelino Champagnat e professor da PUCPR.
IMPACTOS NA AUTOESTIMA
O uso de fraldas para adulto carrega muita resistência, mas há atitudes que fazem o idoso se sentir melhor:
Reclusão e omissão
Quando se torna incontinente, o idoso deixa de fazer exercícios e se socializar por medo de que descubram sua condição, às vezes ocultando a informação do médico. O uso de fraldas pode trazer uma sensação de inferioridade, levando ao isolamento e até à institucionalização precoce.
Como se sentir melhor
Se o uso da fralda pode se restringir a apenas algumas situações, é possível minimizar o impacto sobre a autoestima e a independência. Há à venda uma espécie de absorvente em tamanho grande, um protetor que pode ser usado por mulheres e homens com algum controle da bexiga.
Uso eventual
Outro recurso é o coletor, acoplado ao pênis, que dirige a urina a um reservatório camuflado sob a meia. Para elas, um dispositivo intra-arterial contém a urina intravascular. O dispositivo deve ser usado eventualmente e por pouco tempo.
Importância da limpeza
As fraldas devem ser trocadas sempre que possível (a cada três ou quatro horas), e não somente após as necessidades. Isso evita dermatites e odor. A limpeza pode ser feita com lenços umedecidos ou com água e sabão de PH neutro, acompanhados de cremes e pomadas para assadura.