i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Saúde e Bem-Estar

Dicas para boa visão depois dos 60 anos

Doenças oculares na terceira idade não precisam ser comuns, bastam alguns cuidados na rotina - desde alimentação aos exercícios físicos

  • PorDa Redação
  • 17/02/2016 06:00
(Foto: VisualHunt)
(Foto: VisualHunt)| Foto:

Mulheres têm mais risco de desenvolver doenças oculares, como glaucoma e catarata, do que os homens – risco este que aumenta na terceira idade. De acordo com informações do oftalmologista Renato Neves, diretor-presidente do Eye Care Hospital de Olhos, seguir uma rotina de cuidados pode ajudar a manter uma boa visão na terceira idade. Confira as dicas:

1. Ovo e milho verde. Alimentos antioxidantes retardam o aparecimento de doenças como catarata, degeneração macular e olho seco. Para encontrá-los, diversifique as cores no prato. Inclua verduras verde escuras, que são antioxidantes, além de ovo, milho verde, mamão, laranja e kiwi, que contêm luteína, substância que combate a degeneração macular relacionada à idade. Cenoura e abóbora também são ricas em vitamina A e vitamina C, excelentes para a visão.

2. Quedas são perigosas para os olhos. Cair, depois dos 60 anos, traz muitos riscos, inclusiva para a visão. Em casos graves, uma queda – mesmo dentro de casa – pode levar ao descolamento da retina e até à perda de visão do olho afetado.

3. Controle as doenças crônicas. Hipertensão e diabete costumam afetar a saúde dos olhos. Se começar a ter sintomas como enxergar fora de foco, meio borrado, busque um médico com urgência. Alguns medicamentos usados no tratamento de doenças crônicas podem afetar a saúde ocular.

4. Faça exercícios físicos. Caminhar, todos os dias, pode ser o começo de uma vida mais ativa e saudável. Fazer exercícios também ajuda na saúde dos olhos, pois melhora a oxigenação e circulação sanguínea. Durante a prática ao ar livre, não se esqueça de usar óculos de sol ou de proteção.

5. Sono é essencial. Quando estamos de olhos fechados, dormindo, os olhos são continuamente lubrificados e ficam livres de agressões, como poluição, poeira, fumaça de cigarro, entre outros. Se, mesmo dormindo de sete a oito horas por noite, a pessoa sentir como se tivessem grãos de areia nos olhos, é importante procurar um médico para verificar se não tem a Síndrome do Olho Seco, que é comum na terceira idade.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.