Saúde e Bem-Estar

Medidas contra quedas

Adriano Justino
14/01/2007 22:58
Além de eliminar os fatores de risco que podem causar quedas dentro de casa, o idoso também pode tomar outras medidas para manter a saúde e evitar acidentes graves. De acordo com o geriatra Rubens de Fraga Júnior, intervenções simples como ajustar a dose do medicamento ou fazer novos óculos ajudam na prevenção.
O médico aconselha a adotar um programa de exercícios com ênfase no treinamento do equilíbrio. O Tai Chi Chuan é uma boa alternativa nestes casos. Também é importante fortalecer músculos e caminhar pelo menos três vezes por semana, com intensidade moderada, por cerca de 50 minutos por dia.
Aprender a usar bengalas e andadores corretamente pode evitar tombos e escorregões, assim como o uso de calçados adequados, com solado antiderrapante. Tratar de problemas que podem provocar quedas como pressão baixa, labirintite e arritmias também é fundamental.
Se você caiu mais de uma vez no último ano ou apresenta problemas de marcha e equilíbrio, procure a ajuda de um especialista e realize os exames necessários. De acordo com Fraga Júnior, o médico deverá revisar a sua história de quedas, a medicação que está usando, além de examinar visão, pressão, ritmo cardíaco e densitometria óssea.
O ortopedista da Clinihauer, Maurício Sallum, alerta para a prevenção da osteoporose. Os cuidados devem ser redobrados a partir dos 45 anos. A dieta de quem se aproxima da terceira idade deve ser rica em cálcio. Existem suplementos vitamínicos que podem ajudá-lo a ingerir a quantidade necessária da substância. O sol também é um importante aliado. “Cerca de 20 minutos por dia já é o suficiente”, explica.