i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Saúde e Bem-Estar

Não consegue se concentrar? TDAH também atinge adultos e idosos

Os sintomas do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade podem ser confundidos com sinais de demência, mas são tratáveis com os mesmos medicamentos indicados às crianças com a doença

  • PorDa Redação
  • 19/01/2016 09:16
(Foto: Bigstock)
(Foto: Bigstock)| Foto:

O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, ou TDAH, não é uma doença exclusivamente infantil. Há cada vez mais adultos com mais de 50 anos sendo diagnosticados tardiamente, embora os sintomas se confundam com outras doenças, inclusive com sinais de demência.

A desordem se apresenta ainda na infância, quando o cérebro está começando a se desenvolver, por volta dos sete anos de idade. Porém, os sintomas podem durar a vida toda, e demorar até se manifestar.

A pessoa com TDAH pode sofrer com uma inabilidade de se concentrar e focar, ser alguém inconsistente, que sempre se atrasa para as reuniões ou tem problemas em organizar as tarefas diárias. Essas pessoas têm maior tendência a perder o emprego ou entrar em falência, pagar contas com valores além do necessário ou com valores menores, atrasar o pagamento delas ou nem mesmo pagá-las.

Como o transtorno tem características genéticas, muitas vezes os pais e avós são diagnosticados depois que os filhos e netos receberam o mesmo diagnóstico. Se um pai tem TDAH, a criança tem uma chance de 50% em desenvolver o transtorno.

Avaliação

Se há dúvidas dos sintomas, além de procurar um médico, o Centro Norte-americano para Desordem de Déficit de Atenção para Adultos separou um questionário, em inglês. Você pode conferir aqui e testar. Leve o resultado a um médico de confiança.

Tratamento

Da mesma forma que as crianças, o tratamento do TDAH em adultos e idosos se dá por meio de medicação e psicoterapia, ou os dois combinados. A medicação funciona da mesma forma, embora tenha de ser administrada com prudência devido às doenças associadas à terceira idade, como hipertensão e problemas do coração.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.