Saúde e Bem-Estar

Novo dispositivo ajuda idoso que mora sozinho

Camila Tremea, especial para a Gazeta do Povo
15/03/2016 12:29
Thumbnail

imagem: divulgação

Morar sozinho depois do 60 anos, para eles, representa independência. Para os filhos, uma preocupação extra. Pensando nisso, uma startup de São Paulo passou a comercializar um produto que oferece para esse idoso mais segurança e para a família mais conforto. Trata-se do Cuidador Digital.
A geriatra e presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, seção Paraná, Debora Christina Lopes, afirma que nem todo idoso deve se beneficiar deste recurso, já que uma parcela desta população tem boa saúde e, ainda, são muito jovens. No entanto, casos de tonturas que podem acabar em quedas, por exemplo, não estão descartados. “É muito comum o paciente ter emergências. Então este dispositivo pode ser bastante útil”, afirma. A médica é enfática quando relata a necessidade de acompanhamento, principalmente para o idoso mais debilitado. “Ele (o dispositivo) não substitui o cuidado da família”, reforça.
LEIA MAIS
Segundo dados do IBGE, em 2012, 14% desta população já morava sozinha. É o exemplo de Otília Mendes, de 78 anos, que há 20 anos mora sozinha. “Morar sozinha oferece a liberdade que eu busco para tomar minhas decisões no dia ­a ­dia, conta. Um aumento considerado grande e que aponta as tendências de envelhecimento da população. Os números também comprovam que essas pessoas estão vivendo com mais qualidade de vida. Mas apesar de buscarem mais independência, nem sempre eles estão totalmente seguros para isso. Muito menos a família.
imagem: divulgação
imagem: divulgação
Segundo João Victor, fundador do Cuidador Digital, o objetivo da tecnologia é acionar ajuda de forma rápida em situações de emergência, onde cada segundo pode ser vital para o agravamento de sequelas e uma recuperação menos onerosa.

COMO FUNCIONA

Trata-­se de um botão de emergência para ser usado como relógio ou colar. Ao ser acionado, ele liga imediatamente para o contato cadastrado e escolhido na mini-central, que pode, inclusive, ouvir a vítima do outro lado da linha. O serviço já utilizado por milhares de pessoas ao redor do mundo como Estados Unidos, Canadá e Europa. É a prova d’água, com alcance de 200 metros, sem obstruções, da mini-central, e bateria interna sem necessidade de recarga.