Saúde e Bem-Estar

Qual a hora certa de parar de dirigir?

Carolina Kirchner Furquim, especial
29/03/2016 22:00
Thumbnail

(Foto: Bigstock)

Deixar o volante de lado é uma decisão que pode gerar impacto profundo na rotina das pessoas, em especial na sua autonomia e independência. Afinal, existe um momento ideal para parar de dirigir? A resposta é não, segundo o Código de Trânsito Brasileiro. A legislação não determina idades nem para deixar de dirigir, nem para requerer ou renovar a Carteira Nacional de Habilitação, a CNH.
Entretanto, uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito, o Contran, prevê a realização de exames médicos em um intervalo menor de tempo para motoristas com idades acima de 65 anos. Até essa idade, os testes acontecem de 5 em 5 anos. A partir daí, o espaço entre um e outro exame cai para 3 anos. Segundo Isabel Rocha, da Coordenadoria de Educação para o Trânsito do Detran PR, os exames de aptidão física é que determinarão se o motorista ainda atende ou não aos critérios exigidos para dirigir. “Trata-se do mesmo processo de reavaliação pelo qual todo condutor passa. Se o candidato cumprir a contento as exigências, sua nova carteira será emitida, ainda que com um prazo de validade mais curto”, explica.
LEIA MAIS
Ponto frágil
A visão do motorista costuma ser o principal motivo que compromete a renovação da habilitação. A partir dos 65 anos, a condição visual piora e é mais comum a ocorrência de doenças oculares, em especial a catarata. “Os exames de vista praticados no Detran podem até mesmo identificar condições mais sérias, então o motorista é orientado a procurar a ajuda especializada de um oftalmologista”, completa Isabel. Se considerada inapta temporariamente, a pessoa pode tratar o problema e voltar a realizar o exame.
A recomendação para condutores com 60 anos ou mais é a de que a saúde dos olhos seja verificada uma vez ao ano. Assim, doenças comuns da terceira idade podem ser tratadas a tempo de evitar o abandono precoce da direção.