Saúde e Bem-Estar

O risco de prematuros

Lívia Inácio
28/03/2015 00:11
Thumbnail
Um bom acompanhamento durante a gestação pode prevenir o parto prematuro, considerado o principal responsável pela morte de recém-nascidos no Brasil. Suas complicações afetam a saúde do bebê e da mãe: a criança que nasce antes das 40 semanas previstas para um caso normal tem maior possibilidade de desenvolver atraso psicomotor e problemas no pulmão. A mãe de prematuro está mais propensa a ter infecções no útero.
Há vários fatores que podem desencadear a prematuridade, segundo o ginecologista e obstetra do Hospital Evangélico, Marcelo Guimarães Rodrigues, que é especialista em gravidez de alto risco. Quando a mulher tem o colo uterino encurtado, com 2cm ou menos, tem 60% a mais de chance de ter um parto precoce do que as outras gestantes. Um exame ginecológico ou ultrassom transvaginal no 5º mês de gestação pode indicar o tamanho da porção inferior do órgão que abriga o feto. Quando se conclui que ele é curto, é possível medicar a mulher para que o útero contraia menos durante a gravidez e iniba a prematuridade.
Problemas no cordão umbilical e infecções adquiridas pela mãe também podem comprometer o período ideal de gestação, explica a pediatra Rosangela Interaminense Garbers, membro do comitê de neonatologia das Sociedades Nacional e Paranaense de Pediatria.
Orientações
Dicas para evitar que o bebê nasça antes:
Fuja
Engravidou? Fuja do consumo de cigarros e evite bebidas alcoólicas.
Consulte
Recorra a um ginecologista para se certificar de que seu colo do útero não é encurtado.
Acompanhe
Vá ao médico desde o início da gestação, ao menos uma vez por mês.
Alerta
Se as contrações do parto aparecerem antes do tempo, corra para o consultório.
Remédios
Medicações podem inibir as contrações de modo que o bebê nasça o mais perto possível das 40 semanas.
Depois
Caso o bebê nasça prematuro, ele pode ficar por algum tempo em uma unidade de terapia intensiva até que se recupere.
Até os três anos
Desde o nascimento, leve-o periodicamente a um pediatra neonatologista, no mínimo, até que ele complete três anos.