i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Saúde e Bem-Estar

Vacinas: guia prático para mamães de primeira viagem

É difícil ser mamãe de primeira viagem e lembrar, entre tantas coisas, as vacinas. Por isso, listamos aquelas que você definitivamente não pode esquecer

  • PorCamila Tremea, especial para Gazeta do Povo
  • 20/01/2016 09:45
Vacinas: guia prático para mamães de primeira viagem
| Foto:

É sua estreia como mamãe e, certamente, mais do que ninguém, você está zelando pela saúde do seu bebê e, por isso, não deixaria de vaciná-lo ainda nos primeiros dias de vida. Por razões óbvias. As vacinas protegem a crianças de diversas doenças. Com esta preocupação, o Ministério da Saúde atualizou o calendário nacional de vacinação para 2016. Veja a seguir, os cuidados iniciais para as mamães de primeira viagem.

Fonte: Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) – 2015/2016
Fonte: Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) – 2015/2016

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ainda não conhece as doenças?

Tuberculose

Doença contagiosa transmitida pelo ar pela fala, espirro ou tosse. É produzida por uma bactéria que atinge os pulmões e que, se não tratada, pode provocar sérios problemas e, inclusive, levar à morte.

Paralisia Infantil

Também contagiosa por meio do contato direto com pessoas, ou ainda, com água e alimentos contaminados. É provocada por vírus e caracterizada pela paralisia súbita das pernas.

Difteria

Causada por um bacilo, produtor de uma substância tóxica que atinge as amídalas, a faringe, o nariz e a pele. Altamente contagiosa, sendo transmitida pela tosse ou espirro de uma pessoa contaminada.

Tétano

Infecção também causada por substância tóxica que entra no organismo por ferimentos e atinge o sistema nervoso central. Os sintomas são dificuldade em engolir e rigidez no pescoço.

Coqueluche

A tosse comprida é uma doença infecciosa que atinge o aparelho respiratório e se caracteriza por ataques de tosse seca. É transmitida pelo ar em contato com uma pessoa contaminada.

Sarampo

Doença muito contagiosa causada por vírus que causa febre alta, tosse, coriza e manchas avermelhadas pelo corpo. É transmitida pela tosse, espirro ou fala especialmente em ambientes fechados.

Rubéola

Outra doença muito contagiosa, provocada por vírus que provoca febre e manchas vermelhas na pele. É transmitida pelo contato direto com pessoas contaminadas.

Caxumba

Doença viral caracterizada por febre e aumento de volume das glândulas responsáveis pela produção de saliva na boca. É transmitida pela tosse, espirro ou fala de pessoas infectadas.

Hepatite B

Causada por vírus que provoca mal-estar, febre baixa, dor de cabeça, fadiga, dor abdominal, náuseas, vômitos e aversão a alguns alimentos. O doente fica com a pele amarelada.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.