Saúde e Bem-Estar

Cecília Aimée Brandão, especial para a Gazeta do Povo

Musculação ajuda no desempenho da corrida, mas se for feita no tempo certo

Cecília Aimée Brandão, especial para a Gazeta do Povo
13/08/2018 07:00
Thumbnail

Exercícios com peso auxiliam a correr melhor, desde que atleta respeite o descanso. Foto: Bigstock.

Correr pela rua, com sua música preferida no fone de ouvido e o prazer de estar ao ar livre são motivações muito eficientes para que a corrida ganhe cada vez mais adeptos. No entanto, um acompanhamento profissional com o objetivo de melhorar o desempenho – e também a segurança da prática – é muito importante. É aí que entra uma atividade física complementar que fará toda a diferença para os corredores – a musculação.
De acordo com o educador físico da Smart Fit, Edelmans Gomes, esse treino é essencial para quem corre. “Durante a corrida, o corpo sofre intensos impactos, principalmente sobre as articulações dos membros inferiores, e isso pode causar lesões ao praticante. A forma mais eficiente de preveni-las é fortalecendo a musculatura e as articulações”, comenta o profissional.
Com o fortalecimento da musculatura do abdome e do assoalho pélvico, dos ombros e do quadril, usando para isso treinos de força, resistência e amplitude de movimento, o corredor consegue ganhar agilidade e previne o surgimento de lesões.
Foto: Victor Freitas/Unsplash.
Foto: Victor Freitas/Unsplash.
O coordenador técnico do Centro de Treinamento Funcional Sulgiro, Alejandro Ormeño, explica que o trabalho de reforço muscular para corredores prioriza também a mobilidade das articulações e a flexibilidade. “Trabalhamos muito os músculos do quadril e do abdome. É fundamental que um profissional analise os pontos fracos do aluno para que não aconteça a chamada síndrome do impacto, que pode acometer tanto o quadril como os joelhos”, alerta Ormeño.

“Com a musculação é possível fortalecer os músculos que dão suporte para tendões e articulações, prevenindo lesões e evitando até mesmo torções. Um corredor precisa de resistência e força adequadas ao seu estilo de corrida”, completa.

O segredo do sucesso está na combinação dos treinos: o ideal é que a musculação seja realizada após um período de 8 a 10 horas da conclusão da corrida. “Como a corrida é o esporte principal, a musculação vem depois do treino, pois o objetivo será a prevenção de lesões, fortalecimento e aumento da flexibilidade. O importante é ter uma orientação adequada e personalizada, pois cada corpo responde de uma forma”, orienta Alejandro.

Começando agora

A dobradinha corrida mais musculação pode ser muito eficiente na perda de peso, mas com cautela: “Uma pessoa de 100kg e 1,60m de altura, por exemplo, precisa começar caminhando e progredir, aos poucos, para a corrida. O treino da corrida, aliado ao reforço muscular, de forma periodizada e com exercícios personalizados para cada caso, é extremamente eficiente para a perda de peso e a consequente melhoria na qualidade de vida, até mesmo de quem era, até então, sedentário”, explica Alejandro Ormeño.
Para quem quer começar a correr, é preciso fazer antes um checkup no cardiologista, com teste de esforço e exames de sangue. Se os exames estiverem todos adequados, os treinos podem ser iniciados. “Recomendamos sempre o acompanhamento e monitoramento profissional, pois cada um tem o seu perfil, seus objetivos e suas limitações, que precisam ser respeitadas. Orientações de nutricionistas e também o uso de tênis adequados fazem toda a diferença”, alerta o coordenador técnico.
LEIA TAMBÉM