Saúde e Bem-Estar

Marina Mori

Alongue-se: 6 passos simples que vão mudar seu dia

Marina Mori
12/07/2017 08:00
Thumbnail

Sessões de alongamento e exercícios físicos na rotina ajudam contra dor lombar. Foto: Bigstock

Logo que o despertador toca, muita gente trava uma batalha mental entre levantar da cama e se enrolar no cobertor por “mais cinco minutinhos”. Não é tarefa fácil. Mas existe um jeito de fazer o corpo e a mente despertarem aos poucos e ainda ajudar a saúde: alongamentos ao acordar. Bastam cerca de 10 a 20 minutos por dia de movimentos simples para que a preguiça se transforme em disposição para enfrentar o novo dia. O melhor de tudo? A prática pode ser feita de pijama, sem a necessidade de colocar roupas de ginástica.
Se praticado diariamente, o alongamento matinal fornece resultados para os dorminhocos que não conseguem levantar da cama antes do quinto alarme tocar, principalmente nos dias frios. “Cada movimento estimula a oxigenação dos músculos, melhorando a circulação. Por causa disso, o alongamento é uma ótima estratégia para aquecer o corpo logo no começo do dia”, explica a personal trainer da Companhia Atlética Viviana Haluch.
Os movimentos selecionados pela especialista são considerados fáceis e não há contraindicação, desde que cada pessoa respeite seus limites. Ela lembra, também, que pessoas que sentem muitas dores com frequência – especialmente na coluna – nunca devem forçar nenhum dos movimentos. “É preciso ir apenas até onde é confortável”, alerta.
Confira no vídeo a seguir o passo a passo de como caprichar nos alongamentos matinais:
LEIA TAMBÉM