Saúde e Bem-Estar

Amanda Milléo

Quer voltar ao peso de antes da gravidez? 14 minutos diários bastam

Amanda Milléo
30/01/2017 09:00
Thumbnail

Gabriela, criadora da Mamãe Sarada, desenvolveu a plataforma de exercícios físicos depois do nascimento do segundo filho (Foto: Divulgação)

A alta intensidade dos exercícios físicos pode trazer mais resultados na redução de peso e das medidas do que o tempo que a pessoa passa suando na academia. Entre ficar uma hora caminhando na esteira e 15 minutos em uma atividade de forte intensidade, muitas mães preferem a segunda opção, conforme percebeu Gabriela Cangussú, personal trainer, mestranda em fisiologia do exercício e criadora da plataforma Mamãe Sarada.
Leia mais
Mamãe Sarada é uma plataforma de exercícios físicos na qual são oferecidos 10 treinos voltados, principalmente, a quem se tornou mamãe. As áreas do corpo da mulher mais afetadas pela gravidez, como as pernas, abdome, glúteos e a lombar são prioridade e cada treino não ultrapassa 15 minutos.
“Os estudos mais recentes têm mostrado que treinos intensos são mais eficientes no gasto calórico. Como o treino é muito intenso, não dá para mantê-lo por muito tempo, por isso que escolhemos os 14 minutos. O objetivo é que a pessoa faça o exercício de forma intensa, mas bem feito“, explica Gabriela. A intensidade também colabora com o gasto calórico mesmo depois do treino. O organismo, mesmo terminado o exercício, continua no ritmo da prática, queimando as calorias extras.
Como é cada exercício?
Os exercícios são todos aeróbicos e intervalados de alta intensidade. Mas as mamães encontram também mesclas de atividades de resistência, com agachamentos com salto e treinos abdominais.
“São 10 treinos disponíveis, cinco no primeiro mês e cinco no segundo. Um deles é bastante cardio, outro foca mais no bumbum, outro é tronco, abdome e lombar. Como eu dava aulas para muitas mamães, via a dificuldade de cada uma, e depois de me tornar mãe pela segunda vez, senti na pele. A partir disso estudei e montei os treinos que otimizam essas áreas”, afirma a personal trainer.
Para que a mulher veja resultados nos dois meses de treino, a recomendação é que os exercícios sejam praticados, pelo menos, cinco vezes na semana, com dois dias de intervalo. “Muitas chegam a um pouco que treina até duas, três vezes no mesmo dia, ou treina todos os dias. No início, a ideia é que a mãe comece devagar, acompanhando a moderadora que faz os movimentos de forma mais leve e depois aumente a intensidade”, reforça Gabriela.
Liberação médica
Qualquer exercício físico depois da gestação precisa de uma liberação médica. Geralmente, quem passou por um parto normal pode começar a prática física entre 30 a 40 dias depois do nascimento, enquanto as cesáreas exigem 60 a 90 dias de descanso.
O custo, por 10 aulas, divididas em dois meses e disponíveis durante um ano é de 12 x R$ 29, que dá o custo total de R$ 348. Veja mais aqui.