Saúde e Bem-Estar

Simone Mattos, especial para a Gazeta do Povo

Só reduzir o sal não é suficiente para evitar a retenção de líquido; saiba o que fazer

Simone Mattos, especial para a Gazeta do Povo
06/11/2018 07:00
Thumbnail

Excesso de sal na comida atrapalha, mas não é único causador da retenção. Foto: Dewang Gupta/Unsplash

Um sintoma comum dos dias mais quentes é a sensação de inchaço, especialmente nas mãos e pernas. Muitas vezes, o motivo é a retenção de líquidos no organismo, o que pode ser evitado com algumas mudanças de hábitos.
Todos sabem que diminuir o sal na alimentação é a orientação principal, mas há várias outras dicas. “Desembale menos e descasque mais”, resume a nutricionista do Hospital Santa Cruz, Jennifer Partika.
Ela orienta seus pacientes para que diminuam o consumo de alimentos industrializados e, quando o fizerem, prestem atenção aos rótulos, preferindo sempre os que têm menos sódio.

“Quando falamos em diminuir o sal, pensamos logo no sal de cozinha, mas é preciso lembrar que vários produtos têm altas quantidades de sódio, como os refrigerantes, incluindo os chamados zero”, alerta.

Para substituí-los, ela indica chás, especialmente os diuréticos, como hibisco e verde, que devem ser tomados com moderação, além de sucos naturais e água.
“Mas é importante lembrar que de pouco adianta o aumento no consumo de líquidos se não for acompanhado da prática regular de exercícios físicos, pois o sedentarismo é uma das causas da retenção”, comenta a nutricionista.
Outros vilões seriam os molhos prontos para salada. “Eles têm muito sódio, o que piora a retenção de líquidos”, diz. Jennifer sugere substituí-los por molhos caseiros, que podem ser feitos com mel, azeite, vinagre, limão e temperos variados.
Ingerir alimentos ricos em fibras também ajuda muito. “Eles fazem o intestino funcionar melhor e, desta forma, reter menos líquidos”, diz.

Circulação

Rui Bocchino, clínico geral da Paraná Clínicas, confirma que o calor e a alimentação inadequada são alguns dos fatores que levam ao aumento na retenção de líquidos pelo organismo. Sedentarismo, fatores hormonais e circulatórios seriam outros.
“A vasodilatação ocorre quando os líquidos saem dos vasos sanguíneos e extravasam para o tecido subcutâneo, que é aquele que fica abaixo da pele, o que chamamos de retenção de líquidos”, informa. Esse fenômeno ocorre devido a um desequilíbrio na eliminação de água do corpo. “O excesso de sódio prejudica esse equilíbrio hídrico e aumenta a pressão arterial”, diz o médico.
Por isso, nos dias de calor é necessário prestar ainda mais atenção ao consumo de água. “O organismo avisa e é preciso beber mais água”, ensina Bocchino.

Alimentação equilibrada

Outra dica para evitar o problema é ingerir mais alimentos com potássio, o que promove um equilíbrio com o sódio. “Entram aí a banana e as frutas em geral, em especial as diuréticas, como melão e melancia, além de espinafre, aveia, beterraba e uvas passas”, ensina.
Ao aproximarmos do período de férias, o hábito de petiscar, como na praia, é um agravante, informa Bocchino. “Além de comer fora de hora, muitos abusam dos petiscos extremamente salgados, o que pode levar à retenção de líquidos e à sensação de inchaço”, alerta.
É importante lembrar que, em casos de retenção de líquidos, o ideal é procurar um médico para identificar as possíveis causas do problema e tratá-lo.
LEIA TAMBÉM: