Patrocínio

Hospital Pilar X-Leme Diagnóstico Por Imagem Mantis Diagnósticos Avançados

3 sinais de depressão e 3 de alerta para recaídas

Certos fatores não tão lembrados podem ajudar no diagnóstico dessa doença crônica, que também precisa de alerta contra a possibilidade de recaídas. Saiba como

Foto: Bigstock

Depressão é uma doença cujos sintomas podem variar de pessoa para pessoa. Fora a tristeza sem sentido e constante, e falta de vontade de fazer coisas de que se gostava, a depressão pode ter sinais mais complexos. Eles podem inclusive envolver dores físicas, como nas costas e cabeça.

Fora esses, alguns traços podem passar imperceptíveis, como os listados abaixo pelo site americano WebMed. É preciso, claro, que eles estejam combinados a outros indícios para um diagnóstico preciso, feito por médico especialista:

1) Usar demais a internet
Assim como cometer outros exageros, como beber demais, apostar em jogos ou fazer sexo sem cuidado, o uso excessivo da internet pode ser um sinal de que a pessoa está tentando esquecer da própria vida social. Estudos já mostraram ligação entre o uso intenso de internet e a depressão.

2) Furtar em lojas
Cerca de um terço das pessoas que furtam em lojas sofrem de depressão nos Estados Unidos. Furtos podem proporcionar sensação fugaz de onipotência a uma pessoa que na verdade se sente fraca e desimportante. O mesmo ocorre quando há mudança drástica nos hábitos de compras, por exemplo.

3) Obesidade
Um estudo de 2010 da Universidade do Alabama apontou que indivíduos deprimidos têm tendência a ganhar mais peso em gordura localizada na cintura, o que é um risco para doenças do coração. Outros estudos também indicaram que comer compulsivamente pode ser um sinal de depressão, em especial em pessoas de meia idade.

ESTÁ VOLTANDO?
Como a depressão é uma doença é crônica, é preciso que as pessoas que sofrem dela fiquem atentas a prováveis recaídas. É possível que alguém que tenha sofrido uma crise de depressão nunca volte a sentir outra; mas recaídas também são comuns. O ideal é ficar atento na eventualidade de o tratamento precisar ser retomado.

Conheça sinais de recaída:

1) Sensação de vazio
Estar triste por um motivo específico, que pode ser delineado, é uma coisa. Outra bem diferente é a sensação de tristeza infinita, que não encontra otimismo no fim do túnel. Se a tristeza dura mais de 15 dias e está interferindo na sua vida, é melhor consultar o médico.

2) Evitar pessoas
Se você começa, do nada, a evitar sair de casa, ou sente que uma simples conversa exige um tremendo esforço, fique atento. Não é a mesma coisa de timidez: é o equivalente às pessoas ao seu redor tentarem a todo o custo motivar você, sem sucesso.

3) Dificuldade de se concentrar
É comum que o raciocínio fique mais lento quando se está deprimido. As distrações podem ser mais impactantes, ou pode haver dificuldade de se concentrar. Também podem ocorrer problemas de memória e esforço dobrado para tomar decisões, principalmente as pequenas — como escolher o que vestir antes de trabalhar.

8 recomendações para você

Deixe seu comentário