Saúde e Bem-Estar

Da redação

5 dicas antes de escolher a academia

Da redação
18/02/2016 09:00
Thumbnail

(Foto: VisualHunt)

Não basta ser perto de casa ou do trabalho e ter um preço justo. Antes de se matricular na primeira academia que encontrar, confira as seguintes dicas da educadora física Adriane Lafemina, sócia-proprietária da Personal Work, empresa de assessoria em Wellness & Fitness.
1. Professores registrados.  Confirme com o Conselho Regional de Educação Física do estado se tanto o estabelecimento quanto os profissionais que trabalham lá são registrados. No Paraná, entre em contato com o CREFPR aqui.
2. Veja os aparelhos. Não se engane com a aparência externa da academia. Entre, veja os aparelhos de ginástica – se são novos, estofados, de marcas reconhecidas, com cabos e roldanas em perfeito estado e próprios para uso.
3. Use a aula experimental. Agende as aulas experimentais que você tiver interesse e comece a avaliação da academia desde a recepção até o momento da aula. Veja se o professor checa se o aluno tem algum problema de saúde, se faz correções durante a prática esportiva, e se dá atenção a ele. Repare na estrutura, nos vestiários e na limpeza do ambiente. Questione a academia se ela está preparada para socorrer algum aluno, em caso de emergência.
4. Quantas aulas? Nem sempre é fácil chegar a tempo da aula, então confira com a academia qual é a disponibilidade das aulas que deseja praticar. Se pode assistir a outras aulas, em outros horários, ou apenas em um horário específico.
5. Preço. A mensalidade da academia cabe no orçamento da família? Se ficar muito próximo do limite, esse pode ser um fator que desestimule e faça com que os exercícios sejam abandonados mais facilmente. Olhe com cuidado os valores e as condições de pagamento. Verifique se há opção de cancelamento, caso precise ou desista da atividade.