Saúde e Bem-Estar

Anna Carolina Amaral, especial para a Gazeta do Povo

5 dicas para facilitar a vida das mães de primeira viagem

Anna Carolina Amaral, especial para a Gazeta do Povo
14/07/2016 15:24
Thumbnail

As amigas e digital influencers Livia Kuenzer, Fernanda Souza, Bruna Busato, Lisiê Pisseti e Tatiana Camargo ficaram grávidas, quase, ao mesmo e criaram o perfil Since Belly. Foto: Divulgação

As amigas e digital influencers Livia Kuenzer, Fernanda Souza, Bruna Busato, Lisiê Pisseti e Tatiana Camargo ficaram grávidas, quase, ao mesmo tempo e começaram um grupo no Whats App para dividir as delícias e angústias de ser mãe. Daí surgiu a ideia de criar o Since Belly, um perfil no Instagram que aborda diversos assuntos sobre o universo dos bebês e da vida de mãe.
Na última quarta-feira (13 de julho), Bruna, Livia, Tatiana e Fernanda conduziram um bate-papo, aberto ao público, na Drogaria Iguatemi, do shopping Pátio Batel, e falaram sobre cuidados durante a gravidez, no pós-parto e com o dia a dia dos bebês.
LEIA TAMBÉM
As maiores dúvidas percebidas pelas amigas são com relação a amamentação, alimentação e assaduras. Separamos algumas dicas das cinco amigas para facilitar o dia a dia das mamães de primeira viagem:
1-) Durante a gestação é preciso tomar cuidados com os produtos usados para não prejudicar o bebê e ter o melhor resultado final. Hidratante facial, por exemplo, não pode conter anti-idade, tem que ser neutro. Óleos corporais usados durante o período de amamentação também não podem conter químicos nocivos para o bebê. O ideal é acompanhar sempre com o pediatra.
2-) Antes de escolher os produtos para o bebê, como shampoos, sabonete e álcool gel as mães podem testar a composição na sua pele, assim conseguem distinguir os mais suaves, se ardem ou dão algum tipo de alergia. E claro, sempre acompanhar com o pediatra.
3-) O aspirador nasal já está disponível no Brasil e ajuda a manter o nariz do bebê ou da criança limpo. Até os seis meses a criança não consegue respirar conscientemente pela boca, por isso quando fica com o nariz entupido se assusta. O aspirador nasal pode ser manual, mais indicado para bebês, ou elétrico, mais indicado para crianças maiores.
4-) Para prevenir a assadura é importante escolher um produto que limpe a pele do bebê de forma rápida, sem que a mãe precise esfregar demais, pois isso também machuca o local. Além disso, quando os dentes começam a nascer o ph da saliva muda e a ocorrência de assaduras aumenta, por isso os cuidados devem ser redobrados. Pomadas, maisena e azeite de oliva foram algumas das dicas das mães presentes, depende muito do tipo de pele de cada bebê. Por isso o pediatra deve sempre ser consultado!
5-) Um problema muito comum na alimentação dos bebê atualmente é a alergia a proteína do leite. Logo nos primeiros meses de vida o bebê começa a rejeitar o leite da mãe, perder peso e pode até apresentar fezes com sangue. A solução? A mãe precisa seguir uma dieta totalmente sem leite, para que a alimentação da criança possa voltar ao normal.
Mães falam de amamentação, assaduras e produtos de beleza. Foto: Kelly Knevels
Mães falam de amamentação, assaduras e produtos de beleza. Foto: Kelly Knevels