Saúde e Bem-Estar

Rafael Adamowski, especial para a Gazeta do Povo

Caminhar pode prevenir dores nas costas

Rafael Adamowski, especial para a Gazeta do Povo
01/06/2016 22:00
Thumbnail
O envelhecimento e especialmente a má postura são os fatores principais que resultam nas incômodas dores nas costas. Esta, que é uma das queixas mais comuns entre homens e mulheres de qualquer faixa etária, pode ser prevenida com uma atitude simples: caminhar 30 minutos por dia, pelo menos três vezes na semana.
Sem restrição de idade e sem custos a caminhada pode ser praticada diariamente. Helder Montenegro, fisioterapeuta especialista em coluna vertebral e presidente da Associação Brasileira de Reabilitação da Coluna (ABRColuna), destaca que o exercício pode ser praticado em qualquer momento do dia. Entre os benefícios estão a melhora da circulação sanguínea e o combate à osteoporose.
A atividade também ajuda a combater dores nos joelhos e pernas, a fortalecer os músculos abdominais e das costas que sustentam a região cervical e previnem as lesões na região. O exercício também aumenta a flexibilidade e a mobilidade das articulações, melhora a capacidade de coordenar os movimentos do corpo e por consequência melhora a postura.
LEIA TAMBÉM:
O fisioterapeuta chama a atenção sobre a prática correta da caminhada, embora não exija habilidades específicas. Para evitar dores na região lombar, o ideal é um alongamento de pelo menos 15 minutos. Este procedimento reduz o risco de entorse articular ou lesão muscular e impede problemas na coluna. Montenegro alerta ainda sobre evitar passadas longas e pisadas muito fortes, o que aumenta o risco de quedas e torções.  
Conheça outras dicas para caminhar corretamente:
Para não lesionar a coluna evite caminhar com pesos nas pernas.
Opte por usar tênis, que ajudam a amortecer o impacto da pisada no chão.
Mova os quadris de forma natural. O movimento lateral, como se estivesse rebolando, pode ocasionar dores nas costas.
Comece com caminhadas de 30 minutos em terrenos planos, três vezes por semana.
Hidratar-se evita o aparecimento de câimbras durante o exercício.
Antes da caminhada faça refeições leves. Uma boa alternativa é comer frutas, fibras ou derivados do leite, que ajudam a prevenir tonturas. Evite caminhar em jejum.