Saúde e Bem-Estar

Katia Michelle

“Mudei a alimentação e reverti a cegueira temporária causada pela diabete”

Katia Michelle
08/02/2017 20:00
Thumbnail

Depois de ser diagnosticado com diabetes, Álvaro Coelho Neto mudou radicalmente os hábitos alimentares. Foto: arquivo pessoal

Depois de perder a visão temporariamente por causa da diabete, o consultor de informática Álvaro Coelho Leal Neto, 56 anos, tomou uma decisão importante: mudar hábitos de alimentação para melhorar a saúde. A mudança não foi em vão: ele conseguiu reverter o quadro, com tratamento e dieta diferenciada. Força de vontade e apoio da família foram fundamentais no processo e agora ele comemora os resultados: “Meus exames apontam que estou muito bem. Agora preciso cuidar do aumento de peso. Quem disse que vegano não engorda? ”, diz.
A opção do consultor foi pelo veganismo, ou seja, ele cortou da dieta carnes e qualquer outro alimento de origem animal. A mudança foi acontecendo aos poucos. Diagnosticado com diabetes – doença caracterizada pelo excesso de glicose no sangue- tipo 2, em 2013 ele teve uma piora no quadro que o fez perder a visão temporariamente.  “Tive um problema na vista, com a ruptura de pequenos vasos. Quase fiquei cego. Nos exames minha taxa glicêmica estava 370 , quando o normal é 90”, lembra.
O susto fez com ele cortasse radicalmente alimentos industrializados e carnes. Foi quando ele passou a ter uma dieta vegetariana. “Minha saúde estava muito complicada. Tive que fazer vários tratamentos e ir mudando aos poucos minha alimentação”, conta.
O processo, segundo ele, foi tranquilo. Apenas depois de um ano, ele cortou totalmente da dieta os alimentos de origem animal. “Mesmo tendo os queijos como ponto fraco, não senti falta. Mesmo porque gosto de cozinhar e o veganismo me trouxe ainda mais possibilidades”, revela, dizendo que tem muito mais criatividade na cozinha do que antes da mudança.
A questão social, conforme confessa Álvaro, foi a mais complicada. “As pessoas mais chegadas sempre têm uma posição diferente. Com o passar do tempo eu fui adquirindo a admiração e alguns amigos até tentam seguir o exemplo”, revela. Mudar os hábitos, porém, não é apenas uma questão de escolha para quem é diagnosticado com diabetes. Aliada a tratamentos adequados para cada tipo da doença, a mudança na alimentação é fundamental para a melhora dos sintomas.
O aumento da glicose no sangue leva a alterações orgânicas, como problemas de cicatrização, alterações do colesterol e triglicerídeos, alterações cardíacas, sobrecarga renal, problemas de visão e imunossupressão (baixa da imunidade). Uma dieta equilibrada tem o objetivo de de prevenir problemas de colesterol e/ou sobrepeso e obesidade.
A questão do aumento de peso, no entanto, ainda é controversa para Álvaro. “Hoje minha taxa glicêmica está na faixa de 170 e preciso perder peso para reduzir mais. Controlo com medicação e com a dieta, o que é difícil porque adoro uma macarronada”, brinca.
Para ele, mais do que a alimentação, o que mudou foi sua postura em relação à comida. “Atualmente me sinto mais tranquilo e com uma imensa vontade de fazer algo que represente mudanças positivas para as pessoas divulgando o veganismo, por exemplo”, enfatiza concluindo que, para ele, a alteração foi a melhor atitude que poderia ter tomado em relação a sua saúde.  “O veganismo pra mim é um modo de vida que só me trouxe benefícios. O maior deles é a satisfação de fazer o bem aos animais, ao meio ambiente e futuras gerações”, diz.
Sim, é possível
A médica endocrinologista Rosângela Rea, professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR) ressalta que reverter os sintomas da doença com uma dieta equilibrada é uma situação “comum” e possível para as pessoas que descobrem o diagnóstico de diabetes tipo 2 o quanto antes. “Como a doença ainda está no início, o pâncreas ainda está trabalhando bem. Então, sim, é possível reverter alguns quadros somente com uma dieta balanceada”, revela.
De qualquer forma, o paciente precisa de acompanhamento médico. O ideal, conforme explica Rosângela, é que pessoas com histórico de diabetes na família façam exames periódicos para que possam diagnosticar precocemente a doença. Assim, somente com alimentação é possível reverter a perda de visão temporária, um dos sintomas do diabetes, se a doença for descoberta nos adultos em estágio inicial. “Quanto mais cedo for o diagnóstico mais os tratamentos serão eficientes”.
Para a médica, no entanto, não existe nenhuma “dieta milagrosa”. “O cuidado é constante, mas é importante conversar com o médico e saber a situação individual para não se frustrar posteriormente”, salienta.
LEIA TAMBÉM