Saúde e Bem-Estar

Adriano Justino

Contra as dores musculares

Adriano Justino
17/07/2014 03:10
A Sanofi lança o Dorflex Icy Hot, que age por meio do processo de resfriamento e posterior aquecimento do local, contribuindo para o alívio das dores musculares. O spray, não medicamentoso, é indicado para todas as regiões do corpo. Já a Farmoquímica lança o Tanyx, primeiro aparelho portátil de correntes de neuroestimulação elétrica transcutâncea. O aparelho possui registro na Anvisa e no FDA e funciona estimulando o próprio organismo a produzir os analgésicos naturais, resultando em alívio da dor sem a necessidade de ingestão de remédios.
“Durante o aconselhamento genético, que detecta doenças deste tipo, são fornecidas informações sobre a causa da doença, métodos diagnósticos (exames, inclusive de detecção precoce, como pré-natal), prognóstico (história natural da doença), riscos de recorrência (possibilidade de afetar ou não outros membros ou futuros descendentes da família), medidas preventivas, além de informações sobre possíveis tratamentos ou intervenções para aprimorar a qualidade de vida. Porém, apesar de cerca de 80% das doenças raras serem genéticas, muitas ainda não têm uma base genética reconhecida, fato que pode dificultar o diagnóstico final.”
Raquel Tavares Boy da Silva, médica geneticista, doutora em Ciências pela Fiocruz e professora da UERJ.
Previna os pelos encravados
Após 15 dias de depilação, quando os pelos começam a crescer, geralmente alguns deles não conseguem romper a pele, fazendo com que apareçam indesejáveis bolinhas vermelhas e inflamadas.
Os pelos encravados são mais comuns na virilha, perna, axilas e glúteos, e para evitá-los ou minimizá-los a depiladora do L’Oficiel – Centro de Beleza e Estética, Giamara Sakaragi, dá algumas dicas: faça esfoliação, que remove as células mortas; hidrate a região que tende a ter pelos encravados, afinando a pele, o que facilita a saída do pelo; evite as roupas apertadas, que causam irritação pelo atrito e faça nova depilação no sentido do crescimento dos pelos, para que a agressão seja menor.
Mais família, menos estresse
Fazer chats em vídeo com membros da família pode melhorar o bem-estar de crianças hospitalizadas e reduzir o estresse, de acordo com um estudo publicado neste mês pela revista Pediatrics. O estudo observou 232 crianças hospitalizadas por quatro dias ou mais e concluiu que entre as que utilizaram a videoconferência, o estresse geral foi mais reduzido pelo contato virtual com familiares. Os autores concluíram também que a videoconferência pode ter um impacto sobre a progressão da doença de crianças hospitalizadas e sua recuperação devido as suas respostas psicológicas e fisiológicas.
Fatos sobre Down
Confira alguns fatos que todo mundo precisa saber sobre a Síndrome de Down, a partir de um material elaborado pelo Movimento Down:
• Não é doença
A síndrome ocorre quando, ao invés da pessoa nascer com duas cópias do cromossomo 21, ela nasce com três cópias, o que significa que isso é uma ocorrência genética e não uma doença.
• Nada iguais
Apesar das semelhanças físicas, nenhum portador da síndrome é igual a outro, todos têm características únicas, tanto genéticas, herdadas de seus familiares, quanto culturais, sociais e educacionais.
• Deficiência intelectual
Ter uma deficiência mental significa portar um comprome­timento de ordem psicológica, o que não acontece necessaria­mente nos indivíduos que têm a síndrome.
• Eles têm opinião
As pessoas com síndrome de Down estudam, trabalham e convivem com todos. Esses indivíduos têm opinião e podem se expressar sobre assuntos que lhes dizem respeito.
• Sem “coitadismos”