Saúde e Bem-Estar

Adriano Justino

Enjoos na gravidez podem ser combatidos com planta comum

Adriano Justino
09/03/2019 15:50
Thumbnail

Três em cada quatro gestantes desenvolvem náuseas e vômitos. Foto Bigstock.

Três em cada quatro gestantes desenvolvem náuseas e vômitos. Foto Bigstock.
Três em cada quatro gestantes desenvolvem náuseas e vômitos. Foto Bigstock.
Três em cada quatro gestantes desenvolvem náuseas e vômitos. Apesar de muitas não saberem o que fazer nessa hora, uma normativa para o seu tratamento da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) indica algo simples.
Além de mudanças na dieta e terapia com acupuntura e acupressão, utilizar gengibre e Vitamina B6 foram as principais recomendações para tratar o distúrbio, segundo o autor da normativa, o ginecologista Corintio Mariani Neto, doutor em Tocoginecologia pela Unicamp.

“Doses de até 1.000 mg diários de gengibre são eficazes [em casos de náuseas e vômitos de gestação], sem quaisquer resultados negativos para a gravidez, e podem ser usadas sem preocupação.”

3 milhões
de brasileiras sofrem com náuseas e vômitos durante a gestação anualmente, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

4ª semana

Náuseas e vômitos são comuns ocorrerem a partir da 4ª semana de gravidez e, principalmente, nos três primeiros meses de gestação, devido ao desenvolvimento do embrião. Entre a 16ª e 20ª semanas os episódios deixam de ocorrer, muitas das vezes espontaneamente.

Gengibre salvador
Alivia distúrbios gastrintestinais. Acredita-se que sua eficácia se deva a propriedades aromáticas, carminativas e absorventes. Supõe-se que iniba os receptores de serotonina e exerça efeitos antieméticos (contra o vômito) no sistema gastrintestinal e no sistema nervoso central. É uma forma segura, eficaz e barata e deve ser a opção de primeira linha.
Primeiramente, a dieta
Antes de iniciar a terapia farmacológica, o ideal é mudar a dieta e usar métodos alternativos, como acupuntura e acupressão – técnica milenares chinesas – que têm dado bons resultados.
O uso de gengibre é uma recomendação não-farmacológica. Passando-se aos farmacológicos, estão as associações entre gengibre e piridoxina (vitamina B6) e os anti-histamínicos.
Causas incertas
Há diversas hipóteses para o problema, que vão do aumento da concentração de hormônios tireoidianos e do estradiol circulante no organismo, passando por uma possível infecção pelo Helicobaster pylori e chegando a fatores psicossomáticos ou ligados ao uso de medicamentos.
Vitamina B6
Modula a formação e degradação de neurotransmissores envolvidos com as náuseas e vômitos de gravidez. A piridoxina (fosfato de piridoxal, forma ativa da vitamina B6) opõe-se à formação de substâncias tóxicas provenientes do metabolismo das proteínas, que predispõe a vômitos.
Dicas
Veja as recomendações alimentares em períodos de náusea e vômitos:
• Ao acordar, coma um biscoito seco do tipo água e sal, antes ainda de sair da cama
• Ingira pequenas quantidades de alimentos a cada 2 ou 3 horas, faça lanches entre as refeições
• Beba água e sucos de fruta várias vezes ao dia
• Evite alimentos gordurosos, condimentados, picantes ou cujo odor a incomode
• Deite-se quando estiver enjoada

LEIA TAMBÉM