Saúde e Bem-Estar

Willian Bressan

Frutas são aliadas para uma hidratação “gostosa” no verão

Willian Bressan
15/01/2016 22:00
Thumbnail

Além de terem baixa caloria, frutas como a melancia, o melão, a mexerica, o abacaxi e a acerola são ricas em água e vitaminas. Fotos: Bigstock.

O calor e o sol do verão exigem cuidados extras com a hidratação. O corpo, aquecido pelas temperaturas mais elevadas, precisa se resfriar e o consumo de água deve ser ainda maior. Além disso, vale a pena consumir mais frutas, pois além de trazerem muita água em sua composição, também ajudam a repor minerais importantes para o equilíbrio de uma série de funções do organismo.
“A melancia, o melão, a mexerica, o abacaxi e a acerola são ricos em água e vitaminas, têm baixa caloria e são de digestão rápida”, explica a nutricionista Tatiana Berglr, do Hospital Marcelino Champagnat. “Além disso, os sucos são ricos em vitaminas, minerais, fitoquímicos e fibras que auxiliam o equilíbrio intestinal”, complementa a nutricionista Adriana Zadrozny.
Além do consumo das frutas in natura, sucos podem ser feitos – com adição ou não de mais água – e cumprem o papel de hidratar, mas com mais sabor e de forma ainda mais rica. Águas saborizadas também são apostas certas para driblar o calor e podem ser feitas em casa sem segredo.
“Coloque na água gelada fatias de laranja, limão e folhas como hortelã e alecrim, além de cravo, canela em pau e pedaços de frutas como morango, kiwi e rodelas de abacaxi. Faça também cubinhos de gelo com hortelã levemente macerado, gengibre e alecrim e coloque no seu copo d’ água. E ainda: congele cubinhos de águas de coco e adicione às suas receitas”, orienta Adriana.
Outra dica para os dias quentes é controlar o uso de sal, porque existe aumento da pressão e retenção de líquidos. “Evite ainda bebidas com gás e sucos industrializados”, completa Tatiana.
Pratos leves
Outra opção para os dias de calor intenso são os pratos leves, dando prioridade às saladas. As especialistas sugerem combinações variadas de folhas, tomate, palmitos, pepinos, legumes como chuchu, abobrinha e berinjela, fontes importantes de água. Aposte também na combinação de saladas com frutas como a manga.
FIQUE ATENTO
Outras dicas para tornar a sua hidratação ainda mais saborosa:
  • Leve uma fruta para o intervalo ou aposte em uma salada de frutas.
  • Varie a oferta de líquidos. Além da água com ou sem gás, tome água de coco, sucos naturais, bebidas isotônicas, frutas e verduras, além de picolés de frutas e chás quentes e gelados.
  • Não esqueça da garrafinha de água e evite a ingestão de refrigerantes, energéticos, bebidas alcoólicas, picolés à base de leite e gordura.
SAIBA MAIS
Confira o valor nutricional e a composição de água de algumas frutas facilmente encontradas no Brasil:
Abacate
Açaí 
Acerola 
Kiwi
Laranja
Manga 
Melancia
Mexerica