Saúde e Bem-Estar

Lívia Inácio, especial para a Gazeta do Povo

Bons hábitos podem melhorar o sono das mulheres

Lívia Inácio, especial para a Gazeta do Povo
01/02/2015 02:03
Que a inconstância hormonal feminina pode causar oscilações de humor todo mundo sabe. Mas o astral instável não é a única particularidade que o vaivém dos hormônios acarreta a elas. O sono também tem variações conforme o sexo e, de acordo com a neurologista Marcela Cordellini, do Instituto de Neurologia de Curitiba, em geral, a mulher costuma ter um sono mais leve do que o do homem, que tende a adormecer mais rápido e acordar menos vezes durante a noite.
Isso não quer dizer que as mulheres durmam pior, mas é importante que elas estejam atentas às particularidades do próprio corpo e se orientem a partir do que conhecem para que descansem melhor.
Gestação e menopausa
Marcela lembra que ao longo da gravidez todo cuidado é pouco. Durante a gestação, como o bebê consome parte dos nutrientes da mãe, ela fica mais cansada e, não raro, sente vontade de dormir durante a tarde. Mas a médica ressalta que esse repouso não substitui o noturno, por isso é essencial regular a rotina.
Outro período no qual o sono da mulher sofre mudanças significativas é a menopausa. A neurologista explica que as alterações hormonais dessa época podem causar insônia acompanhada de vários outros sintomas, como o calor e a inquietação. Para equilibrar o cotidiano nesse período, é interessante recorrer à chamada higiene do sono. Deixar o quarto apenas para dormir e abandonar os livros e aparelhos, como o computador e a televisão, uma hora antes de dormir é um ótimo começo. Estabelecer horários para ir para a cama é outro ponto importante. “Caso a reeducação não dê resultados, é bom procurar um especialista ”, orienta.