Patrocínio

Hospital Pilar X-Leme Diagnóstico Por Imagem Mantis Diagnósticos Avançados

Exame de TSH revela se hormônio está alterando “velocidade” do organismo

O exame do hormônio T3 e T4 é um dos mais pedidos pelos médicos para verificar como anda o metabolismo

Hiper e hipotireoidismo são condições diferentes que agem na velocidade do corpo. Foto: Bigstock.Hiper e hipotireoidismo são condições diferentes que agem na velocidade do corpo. Foto: Bigstock.

Nos check ups anuais, entre hemogramas, taxas de glicemia e amostras de xixi, os médicos também solicitam o exame do TSH. Veja algumas informações sobre o exame:

O que é o TSH?
O TSH é um hormônio produzido pela glândula hipófise, que fica próxima ao cérebro. Esse hormônio controla outra glândula, a tireoide, localizada no pescoço, e que produz os hormônios T3 e T4, que são responsáveis pela velocidade com que o corpo trabalha, o metabolismo.

Quando há muita produção de T3 e T4 pela tireoide, a hipófise produz menos TSH, que estimula menos. Se há pouco T3 e T4 no organismo, a hipófise libera mais TSH.

Por que o exame é pedido pelo médico?
Verificar como está a velocidade com que o corpo trabalha é essencial para identificar se há hipotireoidismo, hipertireoidismo ou câncer da tireoide.

Quando há pouca liberação de TSH pela hipófise, consequentemente há baixa produção de T3 e T4 pela tireoide, podendo desenvolver o hipotireoidismo. Quando há muita liberação de TSH, aumenta a quantidade de T3 e T4, podendo causar o hipertireoidismo.

O que é hipotireoidismo e hipertireoidismo?
O hipotireoidismo é uma doença autoimune que prejudica a velocidade do organismo. Ela causa alterações no sono, deixa a pele seca, provoca queda de cabelo, o intestino fica mais preguiçoso, a pessoa fica mais intolerante ao frio, e retém líquidos, causando edemas e inchaços. Nas mulheres, pode ocorrer atraso na menstruação ou mesmo ausência total, e dificuldade em engravidar.

No caso do hipertireoidismo, os sintomas são opostos. A pessoa fica nervosa, mais irritada, sofre com a aceleração do coração, tem intolerância ao calor e transpira bastante.

Quando devo fazer esse exame?
Durante o check up anual, converse com seu médico sobre a necessidade de avaliar o TSH. Depois dos 35, homens e mulheres podem fazer o exame a cada cinco anos. Entre elas, depois da menopausa, anualmente.

A primeira análise do TSH ocorre logo depois do nascimento, pois é um dos exames do teste do pezinho, e verifica o hipotireoidismo congênito. Durante a gestação, é importante que a mãe também faça a avaliação ainda no primeiro trimestre.

Precisa de jejum para fazer o exame?
Nem todo exame exige um jejum longo de 8h ou 12h, e o TSH é um exemplo. Três horas depois da última refeição é um tempo adequado de jejum.

Significado
O termo TSH significa Thyroid Stimulating Hormone ou Hormônio Estimulador da Tireoide.

Fontes: Gisah Amaral de Carvalho, endocrinologista e Marcos Kozlowski, bioquímico.

LEIA TAMBÉM

8 recomendações para você

Deixe seu comentário