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Os 9 erros mais comuns cometidos na academia e que podem estar sabotando seu treino

Conheça os equívocos que podem estar sabotando o seu treino. Confundir alongamento e aquecimento é um deles.

Exercitar-se de forma errada pode impedir os benefícios para saúde e até causar lesões. Foto: Bigstock

Ficar em forma é o desejo de muitas pessoas. Mas o que muita gente não percebe é que o resultado acaba não sendo tão satisfatório por erros que cometidos durante os exercícios. Consultamos especialistas e fizemos um compilado mais comuns. Acompanhe:

Por conta
Criar séries por conta na musculação, sem ajuda ou acompanhamento de um profissional, além de errado pode trazer muitos problemas no futuro. A melhor dica é contar com a supervisão de um personal trainer formado em Educação Física.

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(Falta de) alimentação
Um erro bem frequente é a falta de alimentação correta antes e após os treinos. Não adianta treinar em jejum, isso não faz bem à saúde. Além disso, é recomendável procurar um nutricionista para que se atinja os resultados esperados. A alimentação antes do treino deve ser composta por carboidratos e proteínas e nunca por gorduras. Uma boa opção é a tapioca, pois ela fornece energia instantânea para o treino.

Academia não é passarela
A recomendação é sempre usar a roupa mais leve possível e, caso haja a possibilidade, com uma tecnologia que o suor não incomode tanto. Muita roupa, como blusa e calça, não funciona na academia. Além disso, é sempre bom escolher um calçado adequado ao ambiente. Sapatênis e calçados mais sociais devem ser dispensados.

Alongamento x aquecimento
Fazer alongamento antes de qualquer atividade física não garante que você não irá se machucar. O efeito do alongamento é muito rápido, dura apenas alguns minutos. Ele ajuda a longo prazo, na flexibilidade. O aquecimento, ao contrário, é essencial e protege durante a prática esportiva.

exercícios-sedentarismo

Antes de montar e fazer a série de exercícios, é fundamental o acompanhamento de um profissional. Foto: Bigstock.

Tempo x intensidade
Séries longas de 50, 55 minutos não garantem um resultado fabuloso no final. Exercícios realizados entre 15 a 20 minutos, mas com intensidade, são mais eficientes para se atingir o objetivo. A questão não é quantas vezes ou quanto tempo a pessoa, mas sim como aquela série desafia. Não adianta ficar 1 hora na academia e executar todos os exercícios de forma confortável. Por isso, uma ida de 20 minutos, mas com desafio e intensidade, é mais proveitosa.

Evolução
Ir com muita sede ao pote também não adianta. É preciso ter um planejamento para que a intensidade do exercício vá aumentando progressivamente. Não adianta começar com uma intensidade muito alta, é melhor começar aos poucos.

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Desconforto faz parte
Outro erro comum é as pessoas diminuírem a carga das atividades quando elas começam a “incomodar”. Dessa forma, não há desafio, não há trabalho do músculo, nem desconforto, o que significa que não haverá resultado.

Peso não é tudo
Nem sempre agregar cada vez mais peso nos exercícios de musculação fará com que você perca peso. É possível, por exemplo, fazer uma série desafiadora e intensa com pouca carga. O fator primordial do sucesso é a qualidade da execução.

A dor não é obrigatória
É comum encontrar gente que diz que “quanto mais dor, melhor”,  versão brasileira do lema “no pain, no gain“. As máximas são meias-verdades. O professor diz que a dor muscular é esperada e chamada de “dor tardia”. Ela acontece no dia seguinte ao exercício e sempre some depois de alguns dias. Mas uma dor insistente, que não desaparece, e fora do músculo, como num tendão, precisa ser investigada. Outro mito é que todas as pessoas terão dor após o treinamento. Você pode continuar emagrecendo, fazendo exercício e não sentir dor.

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