Saúde e Bem-Estar

Adriano Justino

Outras linhas

Adriano Justino
26/03/2007 01:48
Para a coordenadora do curso de formação de instrutores de ioga do Espaço Unipaz Yoga, Janete Áurea Duprat, “o ioga expõe um caminho de auto-análise que vai além da teoria ou crenças. É uma resposta viável ao vazio que nossa atual sociedade oferece.” Ela explica algumas linhas do ioga:
Hatha Yoga
Procura o equilíbrio do corpo e mente por meio de exercícios físicos (asanas), respiração controlada e quietude da mente através do relaxamento. Nas posturas, equilíbrio e força são praticados para melhorar a saúde física. Os exercícios de concentração são praticados para acalmar a mente em preparação para a meditação. Assim, alcança-se equilíbrio nas interações do dia-a-dia.
Dentro do Hatha Yoga, há subdivisões:
• Power Yoga
Mais vigoroso do que o ioga tradicional. Além das posições básicas do ioga, são usados elementos extras de movimentos e respiração profunda, que geram uma grande quantidade de calor corporal. Esse calor promove a transpiração que desintoxica o corpo e ajuda a manter os músculos e articulações aquecidas, permitindo um maior alongamento e flexibilidade. Torna-se mais fácil cuidar do alinhamento da musculatura e articulações, criando maior harmonia corporal.
• Ashtanga Vinyasa Yoga
Método que foi redescoberto em manuscritos antigos pelo mestre Krishnamacharya de Myssouri que chegou a ensiná-lo nos palácios dessa cidade do Sul da Índia. Krishnamacharya deixou seu legado a dois de seus discípulos: B. K. S. Iyengar e Sri K. Pattabhi Jois. O método possui poder de aumentar a força física, equilibrar as cadeias musculares e promover a saúde geral do corpo. Longe de ser uma prática estática, lenta e meditativa, é uma disciplina muito exigente, dinâmica e aeróbica.
• Iyengar Yoga
B.K.S. Iyengar, um dos grandes mestres de hatha yoga do nosso século, aprimorou o ioga que aprendeu de seu mestre Krishnamacharya através de 60 anos de pesquisa e de prática intensa ininterrupta, revolucionando a prática de asana (posturas) e pranayama (exercícios de respiração). Método com instruções e correções extremamente precisas, conscientização de cada célula do corpo durante a permanência da postura. Ocasionalmente são usados recursos como cintos, blocos, almofadas, entre outros, para esclarecer processos de movimentos e também para melhorar o alinhamento.
• Bikram Yoga
Também faz parte do Hatha Yoga.
• Raja-Yoga
Linha mais espiritualizada. É uma modalidade que se utiliza do domínio interno das atividades mentais para se atingir pleno controle da mente. Engloba as práticas éticas, físicas e os exercícios de concentração e meditação para se atingir a plena realização ou liberação final. Consiste em oito etapas:
Yamas (prescrições – harmonização do homem com a sociedade).
Niyamas (proscrições – harmonização interna do homem com ele mesmo).
Asanas (exercícios físicos).
Pranayama (exercícios respiratórios/expansão da força vital).
Pratyahara (abstração e interiorização dos sentidos).
Dharana (concentração da mente).
Dhyana (meditação).
Samadhi (estado em que se destruiu a ignorância de nossa verdadeira natureza).