Saúde e Bem-Estar

Raquel Derevecki

Pesquisadores brasileiros descobrem que remédio para hipertensão é eficaz contra calvície

Raquel Derevecki
25/02/2019 16:33
Thumbnail

Tânia Schneider, de 55 anos, foi diagnosticada com alopecia androgenética e utilizou a descoberta da UFMG para ter de volta seus fios de cabelo. Foto: Arquivo Pessoal

Cientistas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) tiveram um resultado inesperado durante uma pesquisa a respeito de hipertensão. Enquanto tentavam formular um medicamento que melhorasse a pressão arterial sem trazer efeitos negativos a outros órgãos do corpo, eles descobriram uma substância capaz de tratar a alopecia androgenética, conhecida popularmente como calvície. A universidade patenteou a descoberta e uma empresa mineira iniciou a venda do cosmético.
De acordo com o coordenador do estudo, Robson Augusto Souza dos Santos, a conquista inesperada ocorreu em junho do ano passado, quando ele e os demais pesquisadores perceberam que a substância analisada pelo grupo – a angiotensina – também poderia reduzir a queda de cabelo e estimular o nascimento dos fios em pessoas calvas. O produto foi testado em voluntários por 90 dias e apresentou resultados positivos.

“A angiostensina consegue dilatar os vasos sanguíneos e reduzir a produção de radicais livres que trazem efeito nocivo ao organismo. Então, quando atinge a camada mais profunda do couro cabeludo, causa a vasodilatação da região e permite a entrada de mais nutrientes em todo o bulbo capilar”, afirma o pesquisador.

Segundo ele, essa nutrição favorece o crescimento de fios mais fortes e espessos, previne a morte das células responsáveis pelo crescimento do cabelo e evita sua queda. “Isso ajuda pessoas com calvície que ainda possuem folículos ativos. E tudo ocorreu durante nossa pesquisa para dilatar os vasos sanguíneos e ajudar na hipertensão”, relata o professor da UFMG.
A universidade, então, patenteou a descoberta no Brasil e nos Estados unidos, e a empresa mineira Yeva Cosmétiques colocou o produto no mercado para atender pacientes como a advogada Tania Schneider, de 55 anos. Moradora de Contagem, em Minas Gerais, ela foi uma das primeiras clientes a adquirir o Sanctio Tônico Capilar para tratar calvície.

“Os homens da minha família são calvos e eu sempre tive pouco cabelo. Mas foi no ano passado que meus fios caíram de forma intensa. Em poucas semanas, minha irmã percebeu que eu estava com várias falhas na cabeça e os médicos falaram que meus fios não cresceriam mais. Eu estava calva e aquilo acabou comigo”, relata a advogada.

Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Arquivo Pessoal
Dados da Sociedade Brasileira do Cabelo (SBC) indicam que 5% das mulheres do Brasil apresentam o mesmo problema genético de Tânia e que metade da população feminina do país também sofre com queda de cabelos. Além disso, aproximadamente 50% dos homens adultos entre 18 e 50 anos têm algum quadro de calvície, segundo a SBC.
Diante do diagnóstico, Tânia tentou utilizar medicamentos que prometiam o crescimento dos fios, mas nada resolveu sua situação. “Acabei raspando a cabeça para usar uma prótese e, cada vez que a máquina passava, parecia que estava caindo um pedaço de mim”, relata a mulher que, um mês depois de raspar todos os fios, soube da fórmula desenvolvida pela universidade. “Li um artigo a respeito da descoberta, procurei o produto e comecei a usar toda noite passando no couro cabeludo, esfregando e indo dormir. Em alguns dias, meu cabelo já começou a brotar”, disse.
Em quatro meses, seu cabelo estava forte e com mais volume. “Só que, como ele não tem peso, ainda está bem rebelde”, brinca a moradora de Contagem, que já aparou duas vezes os novos fios na tentativa de melhorar o penteado e continua usando o produto.

Diferencial

Segundo Frederic Frezard, coordenador do departamento de Fisiologia e Biofísica da UFMG, além de trazer resultados significativos no nascimento e crescimento dos fios, o Sanctio também surpreendeu os pesquisadores ao evitar alergias e irritações no couro cabeludo. “Isso é um grande diferencial se comparado aos produtos disponíveis no mercado”, afirma.
No entanto, é possível que ocorra queda de cabelo durante os primeiros dias de uso devido ao tempo necessário até a ativação da fórmula no folículo capilar. O produto está disponível em farmácias de todo o país em embalagens de 20ml e a aplicação deve ocorrer diariamente. Em uma pesquisa rápida pela internet, foi possível encontrar o produto a partir de R$ 129,90.

Anvisa

Em dezembro de 2018, a comercialização do produto foi suspensa pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) por informar no rótulo que estimulava o crescimento capilar, algo que não teria sido comprovado durante o registro do produto.
De acordo com o professor e coordenador da pesquisa Robson Augusto Souza dos Santos, o lote com esse rótulo foi retirado do mercado e uma nova embalagem foi produzida. “Não há nenhum problema com o produto. Foi apenas o recolhimento de um lote específico e o produto nunca saiu do mercado. Inclusive, já temos evidências mais que suficientes para comprovar que ele estimula, sim, o crescimento capilar”, garantiu.
LEIA MAIS