Saúde e Bem-Estar

Da redação

Protetor da tireoide durante o exame de mamografia é desnecessário

Da redação
14/12/2015 08:00
Thumbnail

Foto: Bigstock

Não existem dados consistentes que uma mulher submetida ao exame de mamografia tenha aumento no risco de desenvolver câncer da tireoide. O alerta veio da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), depois de surgir um boato sugerindo a relação entre o exame e a doença.
A dose de radiação para a tireoide durante uma mamografia é extremamente baixa, menor que 1% da dose recebida pela mama, de acordo com o informativo da Associação médica. “O risco de indução de câncer da tireoide após uma mamografia é insignificante, menos de um caso a cada 17 milhões de mulheres que realizarem mamografia anual entre 40 e 80 anos”, traz a nota publicada no site da Federação.
O protetor da tireoide pode ainda interferir no posicionamento da mama, reduzir a qualidade da imagem, interferindo no diagnóstico e levando a repetição do exame. “O Colégio Brasileiro de Radiologia, a Sociedade Brasileira de Mastologia e a Febrasgo reiteram a posição de não recomendar o uso do protetor de tireoide em exames de mamografia. Essa posição está de acordo com o posicionamento de outras entidades internacionais: American College of Radiology, American Society for Breast Disease, American Thyroid Association e International Atomic Energy Agency”, finaliza a nota.