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Sete dicas para manter o corpo torneado
| Foto: Leticia Akemi

Magro como meta

“Vou para a academia para poder comer”, “Não preciso fazer exercícios físicos, pois estou de dieta” e “Para emagrecer basta fechar a boca” são frases que os nutricionistas esportivos e professores de educação física ainda costumam ouvir, embora não sejam soluções válidas nem para a perda de peso e muito menos para a melhora do condicionamento físico.

O casamento da alimentação saudável com a vida ativa visando o emagrecimento é mais uma das tendências fitness para 2016, de acordo com o Colégio Norte-Americano de Medicina Esportiva. Perder peso não é difícil, mas manter o visual de corpo torneado exige muito mais que apenas reeducar a alimentação.

 

Alertas

Sem perder peso

A dieta está adequada, mas não há perda de peso? Sim, é possível comer menos, de forma correta, e ainda assim não perder peso. Nesse caso, o erro pode estar no treinamento, que está leve demais para que os resultados apareçam.

 

Mude a atividade

Ache o exercício certo! A alimentação está adequada, o treinamento está correto, mas ainda assim não vieram os resultados? Troque de exercício. A atividade que faz efeito para o vizinho de aparelho pode não trazer tantos benefícios para você. Converse com seu professor.

 

Tempo para resultado

Tenha paciência. Lembre-se de que é preciso pelo menos três meses até que seu corpo se acostume às mudanças na alimentação e dos exercícios físicos para apresentar resultados. Tenha calma.

 

Paciência em semanas

Mantenha o entusiasmo. A primeira e segunda semana com os novos hábitos alimentares são bem empolgantes, e os problemas começam a partir da terceira e quarta. Procure marcar uma volta ao especialista no fim da quarta semana, e seja sincero. Se você não conseguiu manter o ritmo, explique o que deu errado, e onde você pensou em desistir.

 

Seja sincero

Não minta ao nutricionista. Se você consegue ter apenas um dia de refeições saudáveis na semana, ou apenas uma refeição saudável no dia, seja sincero. Informa-lo sobre os hábitos de café da manhã, lanche nos intervalos e refeições noturnas são essenciais para um primeiro passo.

 

Planeje a refeição

Conheça o que você come. Levar a marmita para o almoço no trabalho é uma opção saudável de alimentação e, acima de tudo, permite que você conheça melhor o que come. Preparar suas refeições dão um olhar diferente sobre a comida e o controle de quantidade e qualidade aumenta.

 

Poucas refeições?

Se a pessoa acha que estar em dieta significa comer menos e poucas vezes ao dia, os resultados podem enganá-la. Café da manhã, almoço, janta e lanches são essenciais para uma perda de peso saudável, especialmente quando associado ao exercício físico.

 

Fontes: Bia Ramos, nutricionista esportiva e treinadora particular; Pedro Jorge Cortes Morales, professor do Departamento de Educação Física da Univille, em Joinville (SC). Serviço: Decathlon. Rod. BR 116, 10000. (41) 3073-0201. Centauro. Shopping Mueller. Av. Cândido de Abreu, 127. Crossfit Barigui. Rua Augusto Stresser, 1619. Alto da XV. (41) 3149-0202. Tatiane Semchechem Lins Souza (pela pulseira Gear Fit, da Samsung).

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