Saúde e Bem-Estar

Katia Michelle

Sua dor no ombro é bursite ou tendinite?

Katia Michelle
13/09/2016 20:30
Thumbnail
A bursite é o nome que se dá a uma inflação na “bursa”, uma bolsa repleta de um líquido que ajuda na redução do atrito entre músculos, tendões e ossos ao redor das articulações, conhecido como “líquido sinovial” . No entanto, essa inflamação pode facilmente ser confundida com a tendinite, a inflamação nos tendões. Independente da nomenclatura, as duas causam dor e precisam de ajuda médica para ser diagnosticada e tratada.
“Sempre que a dor ou desconforto influenciar nos hábitos de vida ou causar ansiedade para, é preciso buscar ajuda médica”, alerta o médico ortopedista Mark Deeke, do Hospital Santa Cruz, em Curitiba. Ele explica que as duas inflamações podem se confundir, mas precisam de tratamento quase que imediato para aliviar os sintomas.
Dor intensa no ombro ou no quadril, pode significar que a pessoa está com esse tipo de inflamação. No caso da bursite, os ombros são mais afetados, seguido do quadril, quando as mulheres são mais acometidas pela dor. As causas podem ser desde externas: como postura inadequada, falta de exercício físico e o uso de saltos (no caso do quadril), como naturais, como o envelhecimento.
“A partir dos 30 anos, o corpo começa mudar e as inflamações podem ser mais constantes”, alerta o médico. Segundo ele, é preciso ficar atento a essas dores para quem elas não levem a problemas como a artrose, por exemplo.
Para se prevenir, é preciso mudar o estilo de vida, quando as causas são externas. “Cumpre ao médico estabelecer as causas da bursite ou tendinite e fazer o diagnóstico”, ressalta, concluindo que o diagnóstico é clínico ou feito com a ajuda de exames de imagens, quando necessário.