Vegetais amargos, mas poderosos

Embora com gosto amargo, poucos conhecem os benefícios para a saúde dos legumes e verduras da escarola, alho poró, rúcula, alcaparra, berinjela, entre outros

Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo.

Ricos em nutrientes, nem sempre as verduras e legumes de gosto mais amargo têm os benefícios para a saúde reconhecidos. Alcaparra, rúcula, berinjela, alcachofra, alho poró e escarola, embora possam ter um gosto amargo crus, quando assados ou preparados com outros alimentos, o amargor mal aparece e ainda favorece a saúde.

Nutritivos, esses alimentos são ricos em fibras, minerais, vitaminas e antioxidantes, de acordo com Tatiana Scorsin, nutricionista da equipe Rocon Serviços em Nutrição, que faz parte da equipe da Baggio Pizzeria & Focacceria. “Esses nutrientes reduzem os riscos de doenças cardiovasculares, de vários tipos de câncer, e agem contra os radicais livres, ajudando a prevenir doenças crônicas, degenerativas ou ligadas aos processos de envelhecimento”, diz Tatiana.

Dica

Muitos alimentos amargos são folhas verdes escuras, ricas em ferro. Para uma melhor absorção do ferro, a nutricionista sugere que sempre inclua no prato uma fonte de vitamina C, como laranja e frutas cítricas. Pode ser desde um suco de laranja, temperar a salada com limão ou comer uma fruta assim depois da refeição.

8 recomendações para você

Deixe seu comentário