Saúde e Bem-Estar

Da redação

Você sabia que o fim do horário de verão causa “Jet lag”?

Da redação
20/02/2016 13:00
Thumbnail

(Foto: VisualHunt)

Da mesma forma como uma mudança de fuso horário, quando viajamos para outros países, pode causar sensações incômodas de cansaço e mal estar, voltar ao horário normal pode deixar o seu organismoconfuso“. Os sintomas de quem não se acostuma rapidamente à mudança de horário são semelhantes ao jet lag, como dificuldade para dormir, sonolência durante o dia, alterações no humor e até mesmo nos hábitos alimentares.
Quando o corpo está bem adaptado, o relógio biológico ou relógio interior, que corresponde aos principais ritmos do organismo, como o ciclo vigília-sono e ritmo de temperatura, estão em sincronia. Se há uma mudança brusca no horário, o organismo pode demorar alguns dias ou até semanas até se acostumar.
“O nosso relógio interior pode funcionar de maneira matutina ou vespertina, influenciando diretamente na adaptação ao horário de verão. As pessoas que acordam de manhã bem dispostas e dormem cedo, ou dormem muito pouco são chamadas de matutinas. As que têm dificuldade em acordar cedo e funcionam bem à noite são as vespertinas”, explica Jerusa Miqueloto, hematologista do Laboratório Frischmann Aisengart.
Durma antes!
Dormir 10 minutos mais cedo, a cada dia, pode ajudar na adaptação do relógio biológico. O ideal seria começar essa preparação ao menos 10 dias antes da mudança no horário, para uma adaptação mais coordenada. Como estamos muito perto da mudança, faça uma limpeza no quarto: deixe o ambiente bem escuro, silencioso e com boa temperatura. Evite fazer exercícios três horas antes de dormir, ingerir cafeína e comidas mais pesadas.