Saúde e Bem-Estar

Redação

Ar de secadores de mão de banheiro público tem bactérias e até fezes

Redação
11/04/2018 16:34
Thumbnail

Foto: Bigstock

Talvez não seja uma boa ideia trocar o papel toalha pelos secadores de mãos em banheiros públicos. Isso porque os aparelhos, que funcionam liberando jatos de ar na pele, podem conter coliformes fecais misturados ao ar quente.
As informações foram divulgadas recentemente pela revista norte-americana Applied and Environmental Microbiology. No estudo, realizado na Universidade de Connecticut, EUA, pesquisadores avaliaram 36 banheiros masculinos e femininos. Todos os ambientes, espalhados ao longo de três prédios da universidade, apresentaram amostras de bactérias Bacillus subtilis. Conhecida por PS533, a cepa é encontrada em ambientes laboratoriais.
“Muitos tipos de bactérias, incluindo potenciais patogênicas e esporos, podem ser depositados em pessoas que usam secadores de mãos em banheiros”, disseram os pesquisadores. Ao comparar o ar de banheiros com e sem o aparelho, eles descobriram que o surgimento de colônias de bactérias era muito mais frequente nos locais com as máquinas.
Os secadores de mãos contam com filtros capazes de separar todas as partículas. Porém, a pesquisa indicou que os HEPA (High Efficiency Particulate Arrestance, como são chamados) talvez não estivessem funcionando corretamente nos banheiros analisados.
Por conta disso, os aparelhos estariam “sugando” o ar contaminado com coliformes fecais e outras bactérias e misturando-as ao ar expelido nas mãos. Como explicou o autor do estudo, Peter Setlow, à revista Newsweek, as bactérias presentes nos banheiros vêm das fezes e ficam no ar quando a descarga é ativada – principalmente quando a tampa dos vasos sanitários não é abaixada.
LEIA TAMBÉM