Saúde e Bem-Estar

Anna Carolina Amaral, especial para a Gazeta do Povo

Selfies aumentam a procura por dentistas

Anna Carolina Amaral, especial para a Gazeta do Povo
12/07/2016 08:00
Thumbnail

Foto: Bigstock

Popularizada pela internet, a selfie já faz parte da rotina comportamental de pessoas de todo o mundo. Afinal, quem nunca fez uma selfie? Seja ao acordar, no caminho para o trabalho ou em monumentos famosos em viagens, ela veio para ficar e aparece em todas as redes sociais, do Facebook ao Snapchat. A disseminação desse comportamento e a constante exposição da imagem na web tem causado maior preocupação com a estética bucal. “As pessoas acabam percebendo mais os problemas em seu sorriso”, afirma o dentista Marcelo Castellano, da clínica Castell Odonto.
Segundo o especialista os tratamentos mais procurados para deixar o sorriso mais bonito para as selfies são o clareamento, os aparelhos ortodônticos invisíveis e as lentes de contato. A dona de casa Jocella de Melo Machado, 41 anos, procurou o dentista porque não gostava do sorriso e ficava com vergonha de tirar fotos sozinha, ou com as amigas. “Fiz clareamento e coloquei facetas de porcelana (ou lentes de contato). Agora brinco que acordo de madrugada só para sorrir. Minha autoestima melhorou muito e agora vivo tirando fotos no celular, é só me arrumar que sai uma selfie”, brinca Jocella.
Contraindicação
A cirurgiã dentista e doutora em diagnóstico bucal e radiologia pela Universidade de São Paulo (USP), Sibele Pereira, alerta que embora a estética bucal seja importante, a saúde deve sempre vir em primeiro lugar. “A cavidade bucal é a entrada para o sistema digestivo e é preciso ter cuidado para não atrapalhar este processo. Pessoas que têm muita sensibilidade nos dentes, por exemplo, não têm indicação para fazer clareamento”, explica a especialista. Pessoas com alto índice de cárie ou com problema periodontal crônico também devem tomar cuidado com os tratamentos estéticos, pois estes podem piorar as condições pré-existentes.
LEIA TAMBÉM
Sorriso nota 10
Especialistas explicam como funcionam os tratamentos mais procurados para melhorar a estética bucal:
  • Clareamento: pode ser feito em casa, com supervisão do dentista para ajustar a cor, ou no consultório, porém a associação dos dois métodos é a que tem melhor resultado. O tratamento custa a partir de R$ 1 mil, dependendo do número de consultas necessárias para alcançar o resultado desejado. É necessário monitorar a sensibilidade dos dentes ao longo do tratamento para não prejudicar a alimentação do paciente.
  • Aparelhos ortodônticos: tratamento de médio a longo prazo para corrigir a posição dos dentes. Atualmente os aparelhos invisíveis são os mais procurados.
  • Lentes de contato ou facetas de porcelana: finas lâminas de cerâmica são usadas para corrigir a forma, cor e posição dos dentes. É um tratamento bastante eficaz e com custo mais elevado, a partir de R$ 2,5 mil. Três idas consultas já apresenta resultados, dependendo da expectativa de cada paciente.
Aparelhos ortodônticos depois dos 40
Segundo a cirurgiã dentista Sibele Pereira, o aumento da procura por aparelhos ortodônticos depois dos 40 anos vem de uma preocupação estética, mas também é fruto de uma geração que manteve os próprios dentes. “Com o passar dos anos é comum acontecer uma movimentação dentária e com isso se dá a necessidade do uso de aparelhos ortodônticos”, explica a especialista.