Saúde e Bem-Estar

Amanda Milléo

Sem correr: caminhe todos os dias para cuidar do coração

Amanda Milléo
29/09/2016 15:30
Thumbnail

(Foto: Bigstock)

Academia, corrida ou uma atividade física mais intensa não são as únicas opções para quem deseja cuidar da saúde do coração. Uma ‘simples’ caminhada, de uma hora e todos os dias,  também traz efeitos benéficos, seja qual for a idade. Para quem passou por um enfarte, começar uma vida mais ativa pela caminhada evita novos eventos cardíacos, pois reduz os fatores de risco, como a obesidade, sedentarismo, além de aumentar a autoestima.
Ao caminhar, o sistema nervoso central é estimulado e o organismo libera o hormônio endorfina, produzindo a sensação de satisfação, alegria e bem estar. Isso reduz o estresse diário, que é outro conhecido fatores de risco para a doença cardiovascular.
“Quando colocamos a caminhada como um exercício diário, disciplinado e regrado, isso faz com que a pessoa não aumente de peso, mantenha a pressão arterial baixa e, com isso, a frequência cardíaca tende a ser mais baixa. O coração trabalha menos, mandando a mesma quantidade de sangue que antes”, explica o médico cardiologista Costantino Costantini, do hospital cardiológico Costantino.
Caminhar também pode reduzir o número de medicamentos, ou mesmo diminuir a dose dos medicamentos, que a pessoa toma para o coração, depois de um evento cardíaco, como um enfarte.
Todos os dias
Para ter efeito, a caminhada precisa ser regrada, feita todos os dias, entre 40 a 60 minutos. “Caminhe pela praça, na rua, no bairro, todos os dias. Geralmente a pessoa começa a melhorar a capacidade de respiração e quer caminhar mais rápido, sem correr”, sugere Costantini. Como o exercício faz com que a pessoa se sinta melhor, hábitos mais saudáveis acompanham essa mudança de vida.
Programe-se!

Caminhada do Coração

Data: 23 de outubro (domingo)
Horário: a partir das 9 h
Percurso: da Praça do Japão ao Parque Barigui (4,5 km)
Evento gratuito e não é necessário fazer inscrição.
As primeiras pessoas a chegar podem ganhar a camiseta da caminhada.
A Caminhada do Coração de 2010 reuniu milhares de pessoas (Foto: Mendonça Junior)
A Caminhada do Coração de 2010 reuniu milhares de pessoas (Foto: Mendonça Junior)