Saúde e Bem-Estar

Amanda Milléo

Comer ovo pode ajudar a prevenir o diabetes tipo 2?

Amanda Milléo
18/01/2019 07:00
Thumbnail

Ovo poderia ter um papel preventivo no desenvolvimento do diabetes tipo 2? Pesquisadores tentam descobrir (Foto: Bigstock)

Quem come até um ovo por dia, em comparação a quem prefere consumir uma vez por semana, teria um risco 38% menor de desenvolver diabetes tipo 2. A afirmação apareceu em um estudo divulgado pela revista científica Molecular Nutrition and Food Research no fim de 2018, que monitorou os hábitos alimentares de 239 homens de meia-idade na Finlândia, acompanhados durante 19,3 anos.
Os pesquisadores alegam que, embora não seja possível traçar uma linha de causa-efeito entre o ovo e o diabetes tipo 2, componentes presentes no alimento poderiam ter um papel importante na prevenção da doença. Para chegar a esse resultado, os pesquisadores da University of Eastern Finland detectaram diferenças na composição sanguínea dos homens que desenvolveram a doença em relação aos que permaneceram sadios.

“O estudo mostrou uma relação inversa entre o consumo de grandes quantidades de ovos e o desenvolvimento de diabetes tipo 2 ou seja, pessoas que consumiam o produto apresentaram menores possibilidades de desenvolver a doença”, destaca o estudo, em sua conclusão.

Pesquisadores tentam descobrir a relação entre o ovo e o surgimento de diabetes tipo 2 (Foto: Aniele Nascimento / Gazeta do Povo / arquivo)
Pesquisadores tentam descobrir a relação entre o ovo e o surgimento de diabetes tipo 2 (Foto: Aniele Nascimento / Gazeta do Povo / arquivo)

Não dependa do ovo, ainda

Apesar de ser um estudo recente, os resultados devem ser encarados com cautela, conforme alertam os médicos endocrinologistas. Isso porque trata-se de um estudo observacional, com um número pequeno de participantes e cuja casuística (relação de causa-efeito) é muito pequena para afirmar a relação entre o consumo de um ovo por dia e a prevenção ao diabetes tipo 2.

“O ovo é só um dos parâmetros, mas há vários outros fatores que não foram observados no estudo. [ surgimento do] diabetes é muito genético. Se não há o fator genético, a doença não se desenvolve. Isso não foi avaliado, nem os outros alimentos consumidos pelos participantes”, explica Henrique Suplicy, médico endocrinologista e membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM).

De acordo com Suplicy, não há estudos que relacionem o consumo de algum determinado alimento com o surgimento ou prevenção da doença. “Diabetes tem relação com peso, é o excesso de peso que leva a uma resistência insulínica“, explica o especialista.
LEIA TAMBÉM