Saúde e Bem-Estar

Da redação

Árvore caída, pisca-pisca enrolado? Veja como evitar acidentes com crianças no Natal

Da redação
22/12/2016 20:00
Thumbnail

(Foto: Bigstock)

Cuidar das crianças ao mesmo tempo em que prepara a ceia de Natal e recebe os convidados para as festividades de fim de ano pode não ser tão fácil. Algumas situações de risco, porém, podem ser evitadas com atitudes preventivas. Confira as dicas de segurança da Academia norte-americana de Pediatria :
Árvore de Natal
1) A prevenção começa nos preparativos natalinos. Quando comprar a árvore, procure pelo selo de ‘resistente ao fogo’ na etiqueta.
2) Na hora de montá-la, não se esqueça de deixar em um espaço longe de ventiladores e outros eletrônicos. Também posicione a árvore fora da área de circulação da casa, sem bloquear nenhuma porta.
Luzinhas na árvore
3) Confira todas as luzinhas da árvore antes de pendurá-las. Fique atento se todos as luzes funcionam e se não há nenhuma queimada, quebrada ou com os fios desconectados.
4) Algumas luzinhas podem conter chumbo nos focos e no revestimento dos fios. Mantenha o produto distante das crianças, especialmente as menores, que podem tentar colocar as luzinhas na boca. Lave as suas mãos depois de mexer com o produto.
5) Desligue todas as luzes quando for dormir ou quando sair de casa.
6) As luzes e as velas são risco para incêndio. Se usar luzes elétricas, procure por fios expostos ou desgastados, e tenha certeza de que nenhum fio esteja pressionado por um móvel ou esteja embaixo de tapetes.
Decoração da casa
7) Evite decorações que sejam afiadas ou quebráveis, especialmente em casas com crianças pequenas. Mantenha itens de decoração com partes removíveis ou que se pareçam com doces longe do alcance das crianças, para prevenir que elas os engulam ou inalem.
8) Papel de presentes, sacolas, fitas e laços devem ser removidos da árvore e do chão depois que os presentes forem abertos. Esses itens podem causar sufocamento nas crianças.
(Foto: VisualHunt)
(Foto: VisualHunt)
Presentes
9) Antes de permitir que seu filho brinque com os brinquedos novos, leia as instruções com atenção. Remova laços, fitas e etiquetas antes de entregar o brinquedo à criança.
10) As crianças podem se engasgar e sufocar com bexigas murchas ou rasgadas. Não permita que crianças brinquem com bexigas antes dos oito anos de idade.
11) Brinquedos de puxar que tenham mais de 30 centímetros de comprimento podem ser um risco de estrangulamento para as crianças.
Comida
12) Mantenha comidas e bebidas quentes longe das beiradas de balcões e meses, onde podem facilmente cair. Cuide para que as crianças não tenham acesso a microondas.
13) Lave as mãos com frequência e verifique se as crianças também lavaram.
Depois das visitas
14) Limpe a sala imediatamente depois da festa de fim de ano. Uma criança pequena pode se engasgar com alguma comida no chão ou entrar em contato com bebida alcoólica e cigarro, se estiver a seu alcance.
15) Viajar, visitar parentes, comprar presentes, ir ao shopping e mercado pode aumentar os níveis de estresse das crianças. Tente manter a rotina usual da criança, como os horários de dormir e acordar, e as sonecas.
Leia mais