Saúde e Bem-Estar

Eloá Cruz, especial para a Gazeta do Povo

Como montar uma lancheira saudável em dez passos

Eloá Cruz, especial para a Gazeta do Povo
29/10/2014 16:55
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 40 milhões de crianças estão com sobrepeso ou obesidade no mundo. No Brasil, aproximadamente 39% das crianças são obesas ou tem sobrepeso em 2014 – segundo estudo do pesquisador Víctor Rodriguez Matsudo, um dos responsáveis pelo Estudo Internacional de Obesidade Infantil.
Para reverter essa estatística, educar os filhos para uma alimentação saudável é importante desde cedo. Confira as dicas da nutricionista da rede educacional Grupo A, Rebecca Isaac, para preparar uma lancheira nutritiva.
1. Aposte nas frutas. Escolha aquelas da estação, pois são frescas e têm melhor preço.
2. Procure alimentos com carboidrato integrais, como o pão, bolo, biscoitos, etc.
3. O recheio do pão precisa ser simples e suficiente para apenas “sujar” o pão. Prefira manteiga em tablete, coalhada, ganache caseiro ou geleia sem açúcar.
4. Como opção de bebida, água é sempre a primeira opção. No caso de sucos, escolha sempre os naturais, sem açúcar. A maioria dos sucos de caixinha contém açúcar, sódio e conservantes.
5. Caso seja preciso adoçar alguma bebida ou alimento, use açúcar demerara.
6. Evite produtos industrializados. Mas se tiver que optar por eles, escolha os com menor quantidade de corantes, conservantes, aromatizantes e glutamato monossódico.
7. Faça doces com as frutas e libere a sua criatividade. Vale mousse de banana ou manga, além das compotas.
8. Se a criança pedir um doce, faça um caseiro. Entre as opções: gelatina incolor com suco de fruta, bolo molhado com leite de coco ou ganache de chocolate.
9. Embutidos, além de conter muita gordura, são ricos em sódio. Eles não devem fazer parte da lancheira de seus filhos.
10. Produtos com estampa de personagens de desenhos animados podem atrair os pequenos. Não deixe que esse tipo de alimento faça parte da rotina de alimentação, pois geralmente são carregados de ativos.