Televisão

Relembre a livre e inovadora Malu, de Malu Mulher

Willian Bressan
05/09/2015 15:00
Thumbnail
Regina Duarte interpretou Malu por duas temporadas, exibidas de 1979 a 1980. (Foto: Nelson Di Rago/ TV Globo)
Foi em 1979 que a tevê brasileira deu um grande passo na representação das mulheres na ficção. Se antes as mocinhas eram aquelas do romantismo – chorosas, meigas, e que buscavam apenas um marido – a Malu, de Malu Mulher, era exatamente o oposto disso: forte e independente.
O telespectador se via diante dos dilemas de Malu que, após anos de um casamento infeliz, lutava para construir uma nova vida. O primeiro ano mostrava justamente as dificuldades da nova realidade. Mãe de Elisa (Narajara Turetta), ela enfrentava o desemprego e o conflito de gerações com a adolescente.
A escolhida para dar vida à independente e socióloga Malu foi Regina Duarte, marcada justamente por suas heroínas de folhetins. Em entrevistas, até hoje, Regina se refere à personagem como uma das mais marcantes de sua carreira.
Não é para menos. O seriado discutia as relações entre homem e mulher; as dificuldades da vida a dois e profissional, a educação dos filhos e o conflito de gerações. Trazia também, pela primeira vez, a questão da mulher emancipada, que diante do divórcio – ainda um tabu no Brasil da abertura política – precisava se reinventar e assumir a condição de protagonista de sua própria vida.
Malu Mulher teve duas temporadas, exibidas entre 1979 e 1980.
INTERVALO
  • Do Paraná As últimas estreias na tela do SBT/Rede Massa foram com atrações apresentadas por paranaenses. A novela Cúmplices de um Resgate é protagonizada pela guarapuavana Larissa Manoela. O Programa Sabadão é comandado pelo maringaense Celso Portiolli. E na última terça-feira o curitibano de coração Ratinho estreou o quadro “Tempo de Ganhar” em seu programa.
  • Sucesso O lançamento da novela A Regra do Jogo promovido pela RPC em Araucária, na região metropolitana de Curitiba, reuniu mais de 10 mil pessoas. A atriz Deborah Evelyn, intérprete da misteriosa Kiki, marcou presença.
  • Sucateira! A novela Rainha da Sucata (1990) é a próxima trama a ser lançada em DVD pela Loja Globo. Sucesso de Silvio de Abreu, a novela traz Regina Duarte, Gloria Menezes e Aracy Balabanian em atuações memoráveis. Com 12 discos e 35 horas de duração, Rainha da Sucata chega às lojas na quinta-feira (10).
Acesse também o blog Sintonizando.